O Governo de Minas esteve no Seminário Estadual do Programa Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação aos Efeitos da Seca (PAB Brasil), realizado durante dois dias em Montes Claros, no Norte do estado. O encontro buscou analisar e debater políticas de combate à desertificação e convivência com a seca na região, e o Executivo estadual foi representado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) .
O primeiro dia de encontro contou com a apresentação do histórico da implementação do Plano de Ação Brasileiro, elaborado em 2004, além de uma contextualização da situação ambiental em Minas Gerais, com apresentação de políticas e programas em desenvolvimento pelo poder público estadual. Poder público e sociedade civil organizada também tiveram a oportunidade de citar as lições aprendidas no que diz respeito à recuperação ambiental e produtiva, além dos canais e oportunidades de comercialização dos produtos da sociobiodiversidade do cerrado e da caatinga.
Diálogo
Ao todo, 80 pessoas entre sociedade civil, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, além de membros da iniciativa privada e do poder público de todas as esferas participaram do encontro, finalizado nesta quinta-feira (9/5). Pelo Sisema, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) é o ponto focal para interlocução junto ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para assuntos ligados ao combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca.
“Esse é um momento muito propício para gerar sinergia entre as diversas ações em desenvolvimento no estado e para construção do Plano de Ação Brasileiro que contemple as especificidades de Minas Gerais”, afirma a analista ambiental do IEF, Janaina Mendonça Pereira.
O seminário é o nono de dez encontros estaduais previstos no PAB Brasil. Em cada reunião, os povos de determinadas regiões são ouvidos e possíveis soluções para combater a seca no país são debatidas. Ao final dos seminários, as propostas são reunidas em um documento final e único, que reúne medidas previstas para os próximos 20 anos.
O Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca tem intuito de propor e planejar ações estratégicas concretas de curto, médio e longo prazos para combater a desertificação, mitigar os efeitos das secas e prevenir e reverter os quadros de degradação da terra.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo