Quarta, 24 de Junho de 2026
35 999513636
Meio Ambiente Meio Ambiente

Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais

Documento apresenta panorama inicial da implementação de 202 ações voltadas à melhoria da qualidade do ar em municípios prioritários do estado

24/06/2026 12h16
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Semad / Divulgação
Semad / Divulgação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) publicou o Relatório Inaugural de Acompanhamento da Implementação das Ações de Redução das Emissões de Poluentes Atmosféricos do  Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais (PCEA-MG) . O documento marca o início da etapa permanente de monitoramento das ações previstas pelo plano, instrumento estratégico voltado ao controle e à redução da poluição atmosférica no estado.

O relatório apresenta o primeiro panorama consolidado da implementação das medidas previstas no PCEA-MG, que abrange inicialmente os municípios de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Conceição do Mato Dentro, Congonhas, Ipatinga, São José da Lapa e Timóteo. As localidades foram selecionadas com base em critérios técnicos relacionados ao histórico da qualidade do ar, à disponibilidade de dados de monitoramento e à existência de informações sobre fontes emissoras de poluentes.
 
A publicação representa um importante avanço para a política estadual de qualidade do ar ao reunir informações sobre o processo de elaboração do plano, as reuniões realizadas com instituições parceiras e os resultados parciais do delineamento das ações propostas para cada município. O documento também detalha responsabilidades institucionais, prazos estimados, eixos estratégicos de atuação e o estágio de execução das medidas previstas.
 
Ao todo, foram consolidadas 202 ações e subações voltadas a diferentes frentes de trabalho, como atualização de inventários de fontes de emissão, aprimoramento de diagnósticos ambientais, controle de emissões industriais e veiculares, prevenção de queimadas, educação ambiental, fiscalização, monitoramento e fortalecimento da gestão municipal da qualidade do ar.
 
O relatório também identificou 228 responsabilidades institucionais relacionadas à execução das ações, evidenciando a necessidade de atuação integrada entre o Governo de Minas, prefeituras e demais órgãos com atribuições na área ambiental.
 
A construção das propostas contou com a participação ativa dos municípios envolvidos. O apoio das administrações municipais e das equipes técnicas foi fundamental para adequar as ações às características locais, considerando as principais fontes de emissão, a estrutura institucional disponível e os desafios específicos de cada território.
 
De acordo com o coordenador do Núcleo de Qualidade do Ar e Emissões Atmosféricas da Semad, Ricardo Queiroz, “o trabalho conjunto permitiu avançar na estruturação de propostas voltadas à redução das emissões industriais, veiculares e de queimadas, bem como no fortalecimento de instrumentos essenciais para a gestão da qualidade do ar, como inventários municipais de fontes de emissão, bases de dados sobre tráfego veicular, programas de fiscalização, ações de educação ambiental e iniciativas de prevenção e controle de emissões”.

 
A diretora de Qualidade Ambiental da Semad, Priscila Koch, ressalta a importância da continuidade das ações previstas no plano para garantir resultados efetivos na melhoria da qualidade do ar. “O Plano deve ter sua perenidade garantida, pois a melhoria da qualidade do ar que respiramos depende da manutenção do compromisso institucional dos governos estadual e municipais, bem como dos demais parceiros na implementação do PCEA-MG. Embora diversas ações já estejam em andamento ou concluídas, parte das propostas ainda depende de definições de cronograma, validação institucional e disponibilidade de recursos humanos e financeiros”, afirma.
 
Segundo a diretora, o objetivo é avançar na resolução dessas pendências para que os próximos relatórios apresentem um panorama mais consolidado da implementação das ações e de seus respectivos cronogramas.
 
A Semad destaca que o acompanhamento periódico permitirá avaliar a evolução das medidas propostas, identificar desafios, aprimorar estratégias e fortalecer a efetividade das ações voltadas à redução da poluição atmosférica. A iniciativa busca contribuir para a melhoria contínua da qualidade do ar e para a proteção da saúde da população mineira.

Acesse o Plano  aqui

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 13h01
13°
Chuva

Mín. 12° Máx. 16°

13° Sensação
1.34 km/h Vento
98% Umidade do ar
100% (11.09mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)

Mín. 13° Máx. 14°

Chuva
Sexta (26/06)

Mín. 14° Máx. 20°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias