Marcada por uma trajetória de constante evolução e de compromisso com o desenvolvimento sustentável, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) chega aos 35 anos como a “casa do licenciamento e da conservação ambiental” de Minas Gerais.
Com a reforma administrativa de 2023, a entidade adotou novas tecnologias e assumiu novas funções, fortalecendo a agenda ambiental de Minas.
Ao longo dessas três décadas e meia, o presente e futuro do meio ambiente responsável é um compromisso da Feam, desempenhado por cerca de 600 servidores que, atualmente, fazem parte dessa história.
“É uma casa que tem a missão de trabalhar para um desenvolvimento sustentável para os mineiros de hoje e de amanhã. A nossa evolução, seja gerencial ou tecnológica, é constante e necessária para a qualidade dos serviços ambientais que entregamos à população”, comenta o presidente da Feam, Rodrigo Franco, parabenizando a equipe pelo trabalho realizado.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , Marília Melo, enfatiza que a entidade foi precursora da agenda ambiental em todo o Brasil e, com a reforma de 2023, tem atribuído um novo significado para a sua história.
“Tivemos muitos avanços nos últimos anos, em função da competência dos nossos técnicos que estão na Feam. Sabemos que com as mudanças, vamos, a cada dia, trazer mais resultados efetivos para a sociedade”, diz
Nesses 35 anos, um dos marcos da Feam é a Política Estadual De Segurança De Barragens, instituída em 2019. Essa legislação aumentou a exigência para as emissões de licenças ambientais.
Destacam-se ainda iniciativas como o Minas sem lixões; os Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa; a criação do Núcleo De Emergência Ambiental, do Sistema de Informação de Gerenciamento de Barragens, do Sistema Estadual De Manifesto do Transporte de Resíduos – MTR.; além da inauguração do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR).
Inovações
Criada em 1989, a história da Feam se confunde com o início do licenciamento no estado. No entanto, entre 2007 e 2023, a Feam deixou de ser um órgão licenciador e essa atribuição passou a ser da Semad.
Em 2023, com a reforma administrativa, a função voltou a fazer parte das atribuições da instituição. Assim, a fundação assumiu as funções de regularização ambiental, e passou a ter a Diretoria de Gestão Regional, que responde pelas Unidades Regionais de Regularização Ambiental, responsáveis pela análise e encaminhamento dos processos de licenciamento ambiental no Estado.
Outras inovações se referem à Diretoria de Gestão de Barragens e Recuperação de Áreas de Mineração e Indústria cujos setores atuam com geotecnologia, procedimentos emergenciais de segurança, gestão de áreas contaminadas, recuperação de áreas degradadas e estruturas de contenção.
Além disso, há a Assessoria de Compliance, que presta assistência no cumprimento de leis, regulamentos, normas internas e externas, garantindo assim a integridade organizacional da entidade.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo