O envolvimento dos estudantes em questões ambientais contribui para sua conscientização sobre os desafios ambientais enfrentados no planeta, como mudanças climáticas, poluição e perda de biodiversidade. E neste sentido, o Movimento Ecos se tornou uma referência para escolas e estudantes do ensino médio. No último sábado (6/4), a Escola Superior Dom Helder Câmara lançou a edição de 2024 do Movimento ECOS, que tem como tema "Mudanças Climáticas: Causas e Efeitos que Afetam a Sustentabilidade".
Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) , o Movimento Ecos promove atividades socioeducativas e culturais desde 2011, incentivando ações voltadas para a sustentabilidade. Em consonância com o tema deste ano, estão sendo desenvolvidos quatro editais autônomos, abrangendo áreas como redação, robótica, certificação ambiental e festival cultural.
“Essa é uma parceria muito importante para levar educação e consciência ambiental para nossos estudantes. A cada ano temos novas adesões de escolas estaduais de ensino médio e, para isso, é importante que os estudantes provoquem seus professores e juntos participem. Essa parceria da SEE/MG e da Dom Helder tem sido muito frutífera e esperamos cada vez mais adesão das escolas”, afirma a coordenadora de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular da SEE/MG, Rosália Diniz.
Para participar dos editais, as escolas devem se credenciar até o dia 6/5, neste link . São quatro editais sendo, dois de abrangência estadual - para todas as escolas de ensino médio de Minas Gerais e dois exclusivamente para 50 municípios da abrangência da Região Metropolitana de Belo Horizonte e Colar Metropolitano.
Especialização em Educação Ambiental
Além das atividades do Movimento Ecos, o evento também marcou a entrega de certificados de especialização em Educação Ambiental para 42 servidores da rede estadual de ensino. O curso foi oferecido por meio do programa Trilhas de Futuro Educadores, o maior projeto de formação continuada já desenvolvido pelo Governo de Minas , que oferece gratuitamente cursos lato sensu e formações stricto sensu para servidores da Educação.
Os concluintes também foram convidados para serem "Embaixadores do Movimento Ecos", assumindo o compromisso de desenvolver atividades no Centro de Educação e Cooperação Socioambiental da Dom Helder, em parceria com o Fundo Nacional do Meio Ambiente, por meio da Pegada Ambiental ou outra atividade a ser desenvolvida em sua unidade de trabalho, bem como o apoio e fortalecimento das ações do Movimento ECOS, via editais previstos.
A professora de Geografia Adriana Fernandes dos Santos, que leciona em Betim, compartilhou sua experiência com o Trilhas de Futuro Educadores e elogiou o conceito do programa. "O processo de inscrição foi simples, não teve burocracia, e a recepção da faculdade foi muito boa. O curso foi além do esperado e abordou questões legais, o que achei muito interessante e recomendo", destacou.
A professora Jenniffeer Melo, de Belo Horizonte, também recebeu seu certificado e enfatizou a qualidade da especialização proporcionada pelo Trilhas de Futuro Educadores. "O curso é de alta qualidade, exigiu o envolvimento dos estudantes e as avaliações foram criteriosas. Além disso, adaptaram-se às necessidades dos alunos do curso, o que foi muito bom", concluiu.
Movimento Ecos
O Ecos é um movimento socioambiental que trabalha em defesa do meio ambiente, promovendo atividades culturais e socioeducativas junto às instituições escolares de ensino médio. Em conjunto com a SEE/MG, por meio de cooperação técnica, são desenvolvidas diversas iniciativas com estudantes, docentes e diretores de instituições da rede pública e privada de Minas Gerais.
O objetivo é contribuir para a criação de ideias e hábitos saudáveis por meio de projetos que promovam a consciência ambiental nos âmbitos individual, institucional e comunitário. Assim, a realidade vivida se torna objeto de estudos e ações permanentes. Pedagogicamente, o Movimento está alinhado às diretrizes e pressupostos da Educação Ambiental e ao Currículo Referência Minas Gerais (CRMG) e promove o engajamento estudantil em prol da consciência ecológica e da sustentabilidade.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo