Dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) participaram, na terça-feira (2/4), da abertura do IV Workshop de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Bioenergético Mineiro, realizado na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte.
Em seus discursos, os gestores citaram avanços nas políticas ambientais e reforçaram o compromisso do Governo de Minas em idealizar, cada vez mais, um cenário favorável ao desenvolvimento sustentável.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , Marília Melo, ressaltou a importância do setor bioenergético para a sociedade. Para Marília, outros setores da economia devem seguir o exemplo da bioenergia, promovendo economia circular e reduzindo a emissão de poluentes.
“Este é um setor que ao longo do tempo foi evoluindo e, hoje, é exemplo de economia circular, pois não perde nada e tudo é reaproveitado. Essa é a tendência. O setor avançou, pois seguiu a gestão ambiental de sustentabilidade como o mundo espera de todos os setores da economia”, afirmou.
Marília destacou a produção de etanol como exemplo de sustentabilidade por parte do setor sucroenergético. Para a secretária, o uso do combustível renovável e de origem vegetal deveria ser utilizado em maior escala em veículos de passeio, ao invés de motores movidos a energia elétrica.
Licenciamento com previsibilidade
Outro ponto defendido pelos dirigentes do Sisema durante a abertura do workshop foi a adoção do licenciamento ambiental com previsibilidade ao empreendedor.
Atualmente, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) , que é responsável pela regularização ambiental em Minas, trabalha com análise de prazo e não em quantitativo de processos, criando, assim, um ambiente favorável a negócios, sobretudo sustentáveis.
É o que relatou o presidente da Feam, Rodrigo Franco.
“Isso traz a previsibilidade, a governança e cria um ambiente favorável para que possamos ter sustentabilidade e desenvolver cada vez mais Minas Gerais, com mais etanol, mais açúcar, mais biometano”, disse.
Marília Melo, por sua vez, ressaltou que o tema foi bastante debatido durante a reorganização administrativa do Estado, no âmbito do Sisema, em 2023.
No entanto, ela lembrou que há algo além do licenciamento que é observado pela sociedade: o desempenho ambiental dos setores econômicos.
“O licenciamento é o início de um empreendimento, mas o desempenho ambiental dos setores é o que a sociedade quer de todos, especialmente dos setores econômicos”, concluiu.
Palestras
Após a abertura, Marília ministrou palestra com o tema "Reorganização Administrativa do Estado, no âmbito da Semad".
Na ocasião, a secretária detalhou os principais pontos que reforçam o compromisso do Governo de Minas com a preservação ambiental e a sustentabilidade. Saiba mais sobre o tema aqui.
Outras palestras serão ministradas no workshop nesta quarta-feira (3/4) por dirigentes do Sisema sobre diversos temas, como o Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH) e intervenção ambiental no estado.
O workshop, que tem como objetivo promover o encontro de experiências existentes no setor sucroenergético, é realizado pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig Bioenergia), em colaboração com a Gaia Consultoria Ambiental e a ONG Impar.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo