O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) , inaugurou um poço tubular profundo de captação, garantindo acesso à água potável de qualidade aos moradores da comunidade rural d Curriola, em Diogo Vasconcelos, região Central de Minas. A entrega foi nessa quarta-feira (20/3), durante a Semana da Água 2024.
Em 2020, Diogo Vasconcelos foi selecionado no edital de chamamento público da Semad para construção de poços tubulares, no qual foram selecionados 44 municípios.
Para isso, a Semad formalizou, junto à Copasa, um Termo de Cooperação Técnica para a instalação de cem poços, dos quais 78 já foram perfurados.
O subsecretário de Saneamento, Anderson Diniz, destaca que o acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial, fundamental e indispensável à vida.
“Estamos entregando um sistema que garantirá a toda a população da comunidade de Curriola acesso à água. E isso é muito importante, porque água é saúde, é vida, e essa comunidade tinha uma carência muito grande de abastecimento”, pontua.
De acordo com o superintendente de Água e Esgoto da Semad, Kleynner Lopes, a atuação direta junto aos municípios para o desenvolvimento de políticas públicas de saneamento é uma das prioridades do Governo de Minas.
“É de suma importância ampliar os sistemas alternativos de abastecimento de água, principalmente em áreas rurais as quais necessitam de infraestruturas para suprir a demanda e oferta de água potável para consumo humano”, explica o superintendente.
A obra irá beneficiar cerca de 20 famílias da comunidade rural. Na solenidade de inauguração, estiveram presentes o prefeito Domingos Antunes de Freitas e a diretora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Semad, Isabela Lopes.
Qualidade de vida
O prefeito Domingos Antunes ressaltou os benefícios que a obra trará aos moradores da comunidade rural. "O pessoal daqui utilizava uma água sem tratamento nenhum. Hoje temos aqui esse poço que vai contemplar essas famílias", pontuou
"Essa obra é de máxima importância. Sem água a gente não vive. Com certeza vai melhorar muito nossa qualidade de vida", disse o morador da comunidade Márcio Freitas.
A moradora Silvana Batista destacou as dificuldades que a comunidade passava e as expectativas de melhoria com a obra. "A gente passava um sufoco. Chegamos a ficar quase sem água. Agora, estamos muito felizes com esse poço", contou.
Semana da Água
A Semana da Água 2024, promovida pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema), por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), vai de 18 a 22/3.
Com o tema “25 anos da Lei das Águas de Minas”, a Lei 13.199 de 1999, o evento é anual e comemora o Dia Mundial da Água, celebrado em 22/3.
A Semana da Água tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre a importância dos recursos hídricos para o equilíbrio do meio ambiente e a qualidade de vida, incentivando o consumo consciente e o combate ao desperdício.
A programação visa compartilhar experiências e conhecimentos sobre a gestão dos recursos hídricos a partir de diferentes olhares, além de propiciar o diálogo entre especialistas e sociedade.
A programação completa da Semana da Água 2024 e as formas de inscrição estão disponíveis clicando aqui .
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo