Cerca de 30 mil mudas foram plantadas, na sexta-feira (25/11), por crianças de 44 municípios mineiros do Programa de Educação Ambiental Outro Norte. A iniciativa é do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), que ainda inaugurou a Usina de Triagem de Resíduos Sólidos, em Varzelândia, na mesma região. As ações são ponto de partida para parceria entre a Codanorte e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) .
Apoiado e reconhecido pela Semad, o programa da Codanorte tem, entre as diversas ações propostas, o desenvolvimento de atividades ambientais nas escolas, com alunos e colaboradores, promovendo, com teoria e prática, intervenções relacionadas à conscientização e sensibilização em coleta seletiva, consumo consciente, além da arborização com plantio de mudas para a melhoria da cobertura florestal, amenização do clima e conservação da água.
São 70 escolas cadastradas, num total de 25 mil alunos envolvidos nos 44 municípios que compõem o consórcio. “É gratificante ver as crianças e os municípios unidos nessa ‘Hora Verde’. O programa Outro Norte busca melhorar a qualidade de vida do Norte de Minas com hábitos mais sustentáveis, voltados para a coleta seletiva”, comenta Francisco Enilson, secretário-executivo do Codanorte.
Parceria
"São ações que vão ao encontro dos nossos objetivos referentes à conscientização da população e melhoria de vida por meio da educação. Por isso, prestigiamos e apoiamos as medidas desenvolvidas pelo Codanorte, na expectativa de uma parceria ainda mais efetiva”, comenta o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.
Para o analista e educador ambiental da Semad, Ricardo Cottini, a parceria entre o consórcio e a secretaria fortalece as ações já desenvolvidas na área de educação ambiental, com novas possibilidades para o Norte de Minas pelo Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, que vem alcançado bons índices de promoção da educação para jovens.
“O programa estadual aponta para a necessidade de ações coletivas diversas com foco na mobilização, capacitação e sensibilização para mudanças de comportamento da população em geral, fazendo-a se sentir pertencente ao meio onde vive, com um olhar global, porém, partindo de ações locais. O Jovens Mineiros Sustentáveis investe na juventude para uma Minas Gerais mais sustentável”, diz Cottini.
Usina de Triagem
Na cidade de Varzelândia, foi inaugurada a Usina de Triagem, também conhecida como Central de Triagem. É o local onde ocorre a separação dos resíduos sólidos com objetivo de uma destinação correta. Por meio dele, muitos materiais poderão ser separados, classificados e encaminhados para a reciclagem, reduzindo a carga de resíduos nos aterros sanitários.
Equipe da Semad e prefeitos da região estiveram na inauguração da usina, que tem a capacidade mensal de 50 toneladas para triagem abrangendo municípios de Varzelândia, Iracatu e São João da Ponte. A construção da usina visa atender ao Marco Regulatório de Saneamento Básico, estabelecendo diretrizes e ações em serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado