Celebrado em 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco acende o alerta para os impactos do tabagismo na saúde pública e reforça a necessidade de conscientização sobre os riscos associados ao consumo de produtos derivados do tabaco. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) chama a atenção para o aumento do uso de dispositivos eletrônicos para fumar, os chamados vapes, principalmente entre adolescentes e jovens adultos.
Considerado uma doença crônica causada pela dependência da nicotina, o tabagismo afeta o sistema nervoso central e está relacionado ao agravamento de diversas doenças cardiovasculares, respiratórias e tipos de câncer. Além dos cigarros industrializados, os dispositivos eletrônicos e os cigarros de palha também representam sérios riscos à saúde.
Segundo a referência técnica da Diretoria de Promoção da Saúde e Políticas de Equidade da SES-MG, Nayara Pena, o crescimento do consumo dos cigarros eletrônicos preocupa pelos danos severos que podem causar.
“Os produtos conhecidos popularmente como vape estão sendo altamente consumidos e isso é extremamente preocupante, porque podem provocar doenças pulmonares graves. A comercialização desses dispositivos é proibida no Brasil, e a população precisa estar atenta aos riscos para evitar o adoecimento”, destaca.
Entre os problemas associados ao uso dos dispositivos eletrônicos está a Evali, uma síndrome respiratória aguda caracterizada por inflamação severa nos pulmões. Diferente da pneumonia, a doença não é causada por infecção, mas por danos inflamatórios provocados pelas substâncias inaladas e os sintomas incluem falta de ar, tosse, dores no peito e, em casos mais graves, compromete outros órgãos.
Nayara Pena reforça que outro ponto de atenção é o consumo de cigarros de palha. “O cigarro de palha transmite uma ideia equivocada de produto natural, mas possui altas concentrações de nicotina e substâncias tóxicas, além de não contar com filtro, o que aumenta ainda mais os danos à saúde”, explica.
Tratamento gratuito está disponível pelo SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para cessação do tabagismo em mais de 800 municípios mineiros, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).
O atendimento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a porta de entrada da população para os serviços de saúde. O tratamento inclui acompanhamento profissional, aconselhamento terapêutico individual e em grupo, além do uso de medicamentos, quando necessário.
A orientação da SES-MG é que os interessados procurem a Secretaria Municipal de Saúde ou a UBS mais próxima para obter informações sobre os serviços disponíveis em cada município.
Além de contribuir para a prevenção de doenças, parar de fumar melhora a qualidade de vida, reduz riscos cardiovasculares e respiratórios e promove ganhos significativos para a saúde física e mental.
Saúde Governo de Minas debate avanços e desafios para fortalecer a vacinação durante Congresso em Belo Horizonte
Saúde Hospital Eduardo de Menezes promove projeto que acolhe pacientes e melhora experiência de internação
Saúde Governo de Minas vistoria obras finais de nova UBS em Capitão Andrade
Saúde Secretaria de Saúde participa de missão na Dinamarca para fortalecer inovação na rede pública mineira
Saúde Carreta Saúde Mais Perto já levou mais de 3 mil consultas e exames especializados à população
Saúde Minas reduz espera por leitos e agiliza internações com nova plataforma Mín. 11° Máx. 19°
Mín. 14° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo