A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) , em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), realiza, na terça (23/6) e na quarta-feira (24/6), o III Congresso Brasileiro Defesa da Vacinação e o I Congresso Internacional de Imunização: compromisso global com a ciência, a saúde e a vida.
Os eventos ocorrem simultaneamente no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte, e reúnem representantes da SES-MG, da UFMG, do Ministério da Saúde, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), gestores municipais, pesquisadores, estudantes e representantes da sociedade civil.
A programação inclui debates, seminários e apresentações sobre estratégias para ampliar as coberturas vacinais, fortalecer a integração entre Atenção Primária à Saúde e Vigilância Epidemiológica e discutir inovações em imunização.
Para o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, a parceria entre o Governo de Minas e a UFMG tem contribuído para qualificar as ações de vacinação em Minas.
| ||||
"Minas Gerais tem avançado nos índices de cobertura vacinal graças a uma parceria duradoura com a UFMG, que nos apoia no planejamento, no monitoramento e na realização de cursos voltados às boas práticas em vacinação", destacou Eduardo Prosdocimi. | ||||
| ||||
Vacinação como proteção
Segundo Prosdocimi, o Estado seguirá investindo em estratégias para ampliar a proteção da população. “Temos muito orgulho dos resultados alcançados e vamos seguir firmes para atingir as metas de cobertura vacinal de diferentes imunizantes”, completou, ao frisar que manter as vacinas em dia é uma das principais formas de proteção individual e coletiva.
O aumento da cobertura vacinal reduz a circulação de doenças, previne casos graves, internações e óbitos, além de fortalecer a saúde pública, e é resultado de estratégias desenvolvidas pela SES-MG, em parceria com os municípios. De acordo com dados do painel LocalizaSUS, Minas Gerais registrou, só em 2025, 16,4 milhões de doses aplicadas, um recorde no estado. Desde 2023, o Governo de Minas investiu mais de R$ 530 milhões para fortalecer as ações de vacinação em todo o território mineiro.
Entre as crianças menores de um ano, várias vacinas atingiram ou superaram a meta de 95% de cobertura em 2025. A BCG alcançou 100,11%; a hepatite B aplicada nas primeiras 24 horas de vida chegou a 99,75%; a pneumocócica registrou 96,27%; e a vacina contra o rotavírus humano atingiu 95,04%. Também houve melhora em relação aos anos anteriores. A cobertura da vacina contra poliomielite em menores de um ano passou de 82,94% em 2022 para 92,59% em 2025. Já a meningocócica C avançou de 82,87% para 94,64% no mesmo período.
Entre as crianças de um ano, os dados também mostram recuperação. A primeira dose da tríplice viral chegou a 95,97% de cobertura em 2025, enquanto a vacina contra hepatite A atingiu 92,18%. A cobertura da pneumocócica passou de 77,02% em 2022 para 91,67%, e a da meningocócica C avançou de 80,18% para 93,70%.
Para a professora e coordenadora do Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação da Escola de Enfermagem da UFMG (Opesv-EEUFMG), Fernanda Penido, a aproximação entre universidade e serviço público fortalece a construção de soluções para os desafios da imunização. "Juntos, podemos pensar em estratégias para melhorar as coberturas vacinais e refletir sobre o uso da tecnologia e da inovação para facilitar o acesso às vacinas, ampliar a proteção da população e incentivar que mais pessoas completem seus ciclos vacinais", afirmou Penido.
Prêmio Amigos do Zé Gotinha
Durante o congresso, a SES-MG realizou a entrega do Prêmio Amigos do Zé Gotinha, que reconhece experiências desenvolvidas em Minas Gerais para fortalecer as práticas de vacinação, ampliar as coberturas vacinais e aproximar saúde e educação nos territórios. Na modalidade voltada aos municípios, foram reconhecidas ações de boas práticas em vacinação nas categorias Referência em Imunização, Excelência em Imunização e Compromisso em Imunização. As cidades selecionadas foram divididas em três portes populacionais, conforme os critérios definidos em edital, publicado em março de 2026.
Também foram reconhecidas escolas com o selo “Escola Amiga da Vacinação”. Cinco projetos foram selecionados, desenvolvidos em Ipatinga, Pompéu, São Joaquim de Bicas, São Brás do Suaçuí e Miravânia. As experiências estão sendo apresentadas na sessão de pôsteres do congresso. A iniciativa valoriza ações que fortalecem a mobilização nos territórios, estimulam a integração entre saúde e educação e contribuem para ampliar o acesso da população às vacinas.
Os premiados podem ser conferidos aqui .
Dia D de Multivacinação
A SES-MG realizou, no último sábado (20/6), o Dia D da Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A mobilização contou com a adesão de cerca de 95% dos municípios mineiros e, ao longo do dia, foram aplicadas mais de 77 mil doses de vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em Unidades Básicas de Saúde (UBS), vacimóveis e pontos estratégicos de vacinação.
A Campanha de Multivacinação começou no dia 1/6, com o objetivo de ampliar as coberturas vacinais e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes com esquema incompleto. Até essa terça-feira (23/6), foram contabilizadas mais de 1,2 milhão de doses aplicadas no público-alvo da ação, que segue até o fim de junho.
Saúde Hospital Eduardo de Menezes promove projeto que acolhe pacientes e melhora experiência de internação
Saúde Governo de Minas vistoria obras finais de nova UBS em Capitão Andrade
Saúde Secretaria de Saúde participa de missão na Dinamarca para fortalecer inovação na rede pública mineira
Saúde Carreta Saúde Mais Perto já levou mais de 3 mil consultas e exames especializados à população
Saúde Minas reduz espera por leitos e agiliza internações com nova plataforma
Saúde Ala B do hospital do Ipsemg é reaberta e marca retomada plena da capacidade assistencial Mín. 12° Máx. 16°
Mín. 13° Máx. 14°
ChuvaMín. 14° Máx. 20°
Chuvas esparsas