O Governo de Minas participou da inauguração do Centro de Imagens no Hospital Gimirim, em Poço Fundo, no Sul do estado. Por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) , foram investidos cerca de R$ 1,6 milhão para aquisição de um aparelho de tomografia, ampliando a capacidade de diagnóstico e fortalecendo a assistência prestada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região.

A nova estrutura proporciona mais agilidade na realização de exames, no diagnóstico precoce e no acompanhamento clínico dos pacientes. O investimento também reforça a realização de cirurgias eletivas, já que o hospital integra o programa Opera Mais Minas, política estadual voltada à ampliação do acesso a procedimentos cirúrgicos.
Durante a inauguração, na quinta-feira (13/5), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, destacou os resultados alcançados pelo hospital na realização de cirurgias eletivas. “Esse hospital de pequeno porte, em uma cidade com cerca de 15 mil habitantes, se transformou em um dos maiores destaques em cirurgia eletiva pelo Opera Mais. Há especialidades com fila zerada e pacientes de municípios mais distantes estão sendo atendidos aqui”, afirmou.
Baccheretti também ressaltou a importância do novo tomógrafo para a regionalização da assistência. “Esse investimento só aconteceu porque acreditamos na capacidade técnica e na eficiência desse hospital. É o compromisso do Governo de Minas em levar saúde de qualidade para a ponta, perto de cada mineiro”, disse.
Para o diretor do Hospital Gimirim, Renato Pereira Silva, o novo Centro de Imagem representa um avanço na qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS. “É um espaço moderno e preparado para oferecer atendimento de qualidade, acolhimento e mais agilidade nos diagnósticos para a população”, observou.
O superintendente regional de Saúde de Alfenas, João Tadeu Silva, destacou o papel estratégico do hospital para a assistência regional. “Poço Fundo conta com um hospital de pequeno porte, mas gigante em procedimentos, acolhimento, dedicação e serviços prestados à população. O novo Centro de Imagem representa uma importante conquista para o município e toda a região”, afirmou.
O Hospital Gimirim possui 74 leitos, todos destinados ao SUS. A unidade atende especialidades cardiovasculares, respiratórias e neurológicas, além de contar com leitos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, pediátricos, de terapia intensiva e de saúde mental.
Mais investimentos no Sul de Minas
A SES-MG também anunciou repasses estaduais de R$ 338 mil para o custeio de sete novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Santa Casa de Misericórdia Francisco de Assis, no município de Três Pontas. O repasse será por meio do programa Valora Minas, até a habilitação federal.
Segundo Fábio Baccheretti, o recurso amplia a capacidade regional de atendimento aos casos de maior complexidade. “Agora, com a UTI integrada à rede, o município poderá atender mais pacientes da região em cirurgias mais complexas”, destacou.
O superintendente regional de Saúde, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, ressaltou que os novos leitos vão ampliar o acesso da população à assistência intensiva. “O financiamento estadual dos sete leitos de UTI ampliará o atendimento aos casos graves que necessitam de assistência hospitalar, além de suprir uma demanda importante da região”, afirmou.
Saúde Governo de Minas anuncia mais de R$ 2,6 milhões para a Santa Casa de Formiga adquirir equipamento de ressonância magnética
Saúde Hemominas celebra Dia Mundial do Doador de Sangue
Saúde Doação de leite materno contribui para recuperação de bebês prematuros e ajuda a salvar vidas diariamente
Saúde Santa Luzia recebe Carreta Saúde Mais Perto com consultas e exames especializados
Saúde Governo de Minas assina contrato de concessão do Complexo de Saúde Hospitalar Padre Eustáquio (HoPE)
Saúde Fhemig bate recorde histórico com mais de 40 mil cirurgias em um ano e caminha para novo marco em 2026 Mín. 15° Máx. 22°
Mín. 14° Máx. 18°
ChuvaMín. 15° Máx. 17°
Chuva