O Governo de Minas aplicou cerca de 17 mil doses durante a Semana de Mobilização e Vacinação nas Escolas, realizada entre 4 e 8/5. A ação levou imunização, orientação e cuidado ao ambiente escolar, facilitando o acesso de estudantes e profissionais da educação às vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
A iniciativa foi promovida pelas secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e de Educação (SEE-MG) , em escolas públicas participantes do Programa Saúde na Escola (PSE). Mesmo com a mobilização concentrada na última semana, a vacinação continua disponível nos municípios. Crianças e adolescentes com doses em atraso devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atualizar a caderneta.
“A ação de vacinação nas escolas demonstra o compromisso do Governo de Minas com a saúde da população mineira. Quando a vacina chega ao ambiente escolar, ampliamos o acesso, orientamos as famílias e fortalecemos a proteção de crianças, adolescentes e profissionais da educação”, afirmou a superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Aline Lara Cavalcanti.
Ao todo, cerca de 355 municípios aderiram à estratégia. Durante o período, foram aplicadas quase 17 mil doses nas escolas. O resultado representa crescimento de mais de 40% no número de doses aplicadas no período da campanha.
Entre os imunizantes ofertados estavam vacinas contra meningite ACWY, HPV e dengue, além de outras previstas no Calendário Nacional de Vacinação, conforme a idade e a situação vacinal de cada estudante.
Proteção desde a infância
A vacinação previne doenças, reduz surtos, evita casos graves e protege a coletividade. No ambiente escolar, essa estratégia ganha força porque aproxima o serviço de saúde das famílias e contribui para que crianças e jovens cresçam mais protegidos.
Durante a mobilização, as equipes de saúde conferiram os cartões e aplicaram as doses necessárias. As ações foram organizadas pelos municípios, de acordo com a realidade de cada escola, com apoio das equipes da educação e orientação às famílias.
A SES-MG reforça que a participação dos pais e responsáveis é essencial. A orientação é verificar regularmente o cartão de vacinação, autorizar a imunização quando solicitado pela escola e procurar a UBS sempre que houver dúvida ou atraso.
Boas práticas
Para fortalecer a vacinação no ambiente escolar, a SES-MG realiza, em 2026, a primeira edição do Prêmio Amigos do Zé Gotinha, em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A iniciativa vai reconhecer boas práticas de municípios e escolas que desenvolvem ações para ampliar as coberturas vacinais e incentivar a cultura da vacinação.
Participam automaticamente os municípios que aderiram ao Programa Mineiro de Imunizações em 2025. Escolas públicas e particulares também puderam inscrever relatos de experiências realizadas entre janeiro de 2025 e abril de 2026, conforme os critérios definidos em edital.
A premiação será entregue durante o 3º Congresso Brasileiro Defesa da Vacinação e o 1º Congresso Internacional de Imunização, que serão realizados nos dias 23 e 24/6, em Belo Horizonte.
Vacinação mais próxima
Desde 2023, o Governo de Minas já destinou mais de R$ 530 milhões para ações de vacinação. O Estado também repassou mais de R$ 100 milhões para a aquisição de 249 vacimóveis, que levam vacinas diretamente às comunidades.
Saúde Governo de Minas anuncia mais de R$ 2,6 milhões para a Santa Casa de Formiga adquirir equipamento de ressonância magnética
Saúde Hemominas celebra Dia Mundial do Doador de Sangue
Saúde Doação de leite materno contribui para recuperação de bebês prematuros e ajuda a salvar vidas diariamente
Saúde Santa Luzia recebe Carreta Saúde Mais Perto com consultas e exames especializados
Saúde Governo de Minas assina contrato de concessão do Complexo de Saúde Hospitalar Padre Eustáquio (HoPE)
Saúde Fhemig bate recorde histórico com mais de 40 mil cirurgias em um ano e caminha para novo marco em 2026 Mín. 15° Máx. 22°
Mín. 14° Máx. 18°
ChuvaMín. 15° Máx. 17°
Chuva