Integrantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) participaram da reunião inaugural do Grupo de Trabalho (GT) do Plano de Conservação e Recuperação do Bioma Mata Atlântica de Minas Gerais. No evento, foi discutido o monitoramento das ações previstas para 2026 no Plano, norteando o trabalho do grupo.
O GT é coordenado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) , com participação da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) , do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e das Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) .
“É a primeira reunião do GT, e fizemos uma contextualização do Plano e da planilha de ações, que deverá ser atualizada periodicamente pelos integrantes do Grupo”, explica a coordenadora do GT, Tatiana Botelho.
O Plano elenca diretrizes e metas para a proteção da biodiversidade, restauração florestal, regularização ambiental e fiscalização. As ações do Plano estão alinhadas a compromissos como o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e o Plano Estadual de Ação Climática (PLAC).
O trabalho proposto pelo Plano leva em consideração o processo histórico de uso, ocupação e exploração do território no qual se encontra inserido o Bioma, bem como sua situação de degradação e fragmentação. A proposta considera, ainda, sua extensão e diversidade, sendo necessárias políticas transversais e o envolvimento de variados atores dos setores público, privado e da sociedade civil em qualquer ação que se almeje bem-sucedida.
Ações
O Governo de Minas , por meio da Semad e do IEF, desenvolve variadas ações para a proteção, conservação e restauração da Mata Atlântica, podendo-se destacar: proteção à fauna; criação e gestão de unidades de conservação; combate a incêndios florestais; fomento florestal e recuperação de ecossistemas; monitoramento florestal; fiscalização e regularização ambiental; implementação e gestão do Programa de Regularização Ambiental (PRA); manutenção de viveiros de produção e distribuição de mudas de espécies nativas; e pagamentos por serviços ambientais, por meio do Programa Bolsa Verde.
Realiza, ainda, variadas ações planejadas com vistas à gestão territorial, como o mapeamento da cobertura vegetal e do uso do solo; a definição e atualização de áreas prioritárias para a conservação e restauração da biodiversidade e dos ecossistemas; a implementação de corredores ecológicos; e o apoio aos municípios na construção dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMAs).
“Cabe destacar que as ações de conservação e restauração de ecossistemas desenvolvidas pelo Estado de Minas Gerais estão alinhadas a uma agenda global assumida no Acordo de Paris, durante a 21ª Conferência das Partes (COP21)”, afirma Tatiana Botelho. Tal agenda tem como objetivo central o fortalecimento da resposta global à ameaça da mudança climática, na qual a restauração e a conservação de remanescentes se configuram como estratégias centrais.
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais
Meio Ambiente Sisema apresenta avanços da gestão ambiental durante o Assembleia Fiscaliza Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas