O vice-governador Mateus Simões participou, na tarde desta quarta-feira (25/2), do evento de inauguração da Igar Reciclagens, do Grupo Sada, em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O local será o maior centro de reciclagem veicular da América Latina, que também atenderá à demanda de geração de sucata metálica para o setor siderúrgico.
"Para nós, em Minas Gerais, é motivo de orgulho e satisfação saber que somos a vanguarda na solução para a logística reversa automotiva. Esta iniciativa representa uma oportunidade excepcional, pois impulsionará a produção de veículos no estado e gerará empregos", disse o vice-governador de Minas.
Estrutura e impacto
As operações são baseadas nos princípios da economia circular, gerando um impacto significativo tanto para a sociedade quanto para o setor automotivo, ao contribuir para a descarbonização e promover uma economia mais sustentável.
| ||||
"A economia circular, com o reaproveitamento de materiais que, de outra forma, seriam descartados, transforma-se em matéria-prima, proporcionando benefícios ambientais significativos", destacou Mateus Simões. | ||||
| ||||
Ele reforçou que, com este empreendimento, o estado se destaca no cenário nacional, estabelecendo um padrão a ser seguido. “O fato de o projeto servir de referência para a implementação de um conselho em âmbito federal nos garante que o restante do país adotará os mesmos critérios. Ao estabelecer um padrão elevado, Minas Gerais se posiciona como líder na renovação, tanto no contexto nacional quanto global, cumprindo sua responsabilidade com a sociedade".
Outro ponto importante é que a iniciativa de logística reversa incentiva outras empresas a se estabelecerem em Minas Gerais, criando uma cadeia de fornecedores e um novo mercado.
"Ao abordarmos a economia verde, é crucial desmistificar a ideia de que sustentabilidade e desenvolvimento econômico são incompatíveis. Este projeto demonstra que é possível gerar empregos, movimentar a economia e promover a riqueza. Em resumo, esta é uma forma de fomentar a competitividade, criar novos mercados e, acima de tudo, promover o desenvolvimento sustentável em Minas Gerais", completou Simões.
O espaço tem capacidade para triturar até 300 mil veículos por ano e descontaminar outros 150 mil. A planta ocupa cerca de 80 mil metros quadrados e tem pátio para 1,5 mil unidades. O centro está integrado à malha logística do Grupo Sada, que percorre cerca de 600 milhões de quilômetros por ano, criando oportunidades para logística reversa, redução de custos e diminuição de emissões.
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais
Meio Ambiente Sisema apresenta avanços da gestão ambiental durante o Assembleia Fiscaliza Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas