A presidente da Copasa , Marília Carvalho de Melo, inicia nesta terça-feira (27/01), em Belo Horizonte, uma série estratégica de encontros com prefeitos de Minas Gerais. A primeira reunião, realizada na sede da Companhia, vai reunir gestores municipais para discutir investimentos, segurança jurídica e os próximos passos da empresa rumo à desestatização.
A meta é que, até o fim de fevereiro, a Copasa dialogue com representantes dos 636 municípios atendidos para alinhar o cumprimento das metas de universalização de água e esgoto até 2033, conforme exige o Novo Marco Legal do Saneamento.
"A universalização só acontece com uma parceria sólida entre a Copasa e os titulares dos serviços. Assumo com a missão de construir esse caminho baseado na transparência e no planejamento conjunto, garantindo que a evolução da Companhia se traduza em serviços de excelência para a população mineira", afirma a presidente Marília Carvalho de Melo.
Segurança jurídica e desenvolvimento regional
Durante os encontros, a Companhia vai apresentar como o processo de desestatização e o atual ambiente regulatório podem acelerar obras e melhorias operacionais. Para os municípios, o benefício direto é a garantia de contratos mais robustos, com metas claras de investimento e maior previsibilidade técnica.
Além das obras de infraestrutura, a pauta abrange o impacto social e ambiental do saneamento, reforçando o compromisso com a continuidade de programas essenciais, como a tarifa social para famílias de baixa renda, o repasse para políticas municipais, a proteção de mananciais e as iniciativas de educação ambiental.
Com essa agenda de diálogo permanente, a Copasa busca alinhar expectativas e fortalecer o vínculo com as prefeituras, garantindo que o processo de transição e o aprimoramento dos contratos resultem em mais desenvolvimento e saúde pública para todas as regiões do Estado.
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais
Meio Ambiente Sisema apresenta avanços da gestão ambiental durante o Assembleia Fiscaliza Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas