O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, empossou, nesta terça-feira (20/1), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o novo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , Lyssandro Norton Siqueira. Ele assume o cargo anteriormente ocupado por Marília Carvalho de Melo, que passou a presidir a Copasa .
O chefe do Executivo estadual reconheceu o trabalho realizado pela ex-chefe da pasta ambiental e também desejou sucesso ao novo secretário na continuidade da gestão à frente a Semad.
| ||||
"A Marília neste tempo à frente da secretaria fez grandes mudanças e avanços que serão um legado para todos nós mineiros. Tenho certeza que a Semad, com o Lyssandro, vai dar continuidade a todo esse processo de modernização, de mais agilidade, de preservação ambiental, de punição a todos aqueles que poluem e não respeitam a lei. E é o que nós realmente precisamos", disse Romeu Zema. | ||||
| ||||
Novo secretário
Procurador do Estado de Minas Gerais desde 1998, com atuação destacada na área do Direito Ambiental, Lyssandro Norton é graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-doutor em Direito pela UFMG.
Ao longo de sua trajetória, integrou o corpo técnico-jurídico que representou o Estado de Minas Gerais nas fases de mediação, repactuação e execução dos termos dos acordos de Brumadinho e Mariana.
Paralelamente à atuação institucional, o secretário desenvolve trajetória acadêmica como professor dos cursos de mestrado e doutorado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável no Centro Universitário Dom Hélder Câmara.
Lyssandro Norton Siqueira é membro da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil e da União Brasileira de Advocacia Ambiental, sendo reconhecido nacionalmente por sua contribuição à formulação e à implementação de políticas ambientais.
“Assumo com o desafio de dar continuidade ao excelente trabalho que a secretária Marília vinha desempenhando. Temos como desafio avançar na pauta de licenciamento rápido, eficiente, cauteloso com o meio ambiente, com o território. Também temos novos projetos em relação ao incremento de uma política ambiental que seja eficiente, que tenha cuidado com a população e valorize o território mineiro”, destacou o secretário da Semad.
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais
Meio Ambiente Sisema apresenta avanços da gestão ambiental durante o Assembleia Fiscaliza Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas