A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) lançou o Programa de Reconversão Ambiental: Recuperação e Fechamento de Mina, iniciativa que consolida a política do Estado voltada à gestão ambiental do pós-mineração em Minas Gerais. A proposta estabelece diretrizes para a recuperação de áreas degradadas, o enfrentamento de passivos ambientais e a promoção de novos usos sustentáveis para territórios impactados pela atividade minerária.
O programa fortalece a atuação técnica da Feam na condução das ações relacionadas ao fechamento de minas ao longo de todo o ciclo da atividade mineral, incorporando planejamento antecipado, recuperação ambiental progressiva e articulação institucional, em integração com os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e outras instituições públicas.
Para o presidente da Feam, Edson de Resende Castro, a iniciativa representa um marco na política ambiental mineira. “O fechamento de minas é um dos grandes desafios da gestão ambiental contemporânea. Com este Programa, a Feam consolida uma atuação técnica, responsável e integrada, que fortalece a recuperação ambiental, reduz riscos e contribui para a construção de alternativas sustentáveis para os territórios minerados”, afirmou.
Desde 2007, a Fundação atua na orientação e no acompanhamento de empreendimentos minerários em fase de fechamento. O novo programa amplia essa atuação ao sistematizar práticas e incorporar o planejamento antecipado como eixo estratégico.
Segundo o diretor de Gestão de Barragens e Mineração da Feam, Roberto Junio Gomes, a publicação do Programa reforça avanços recentes na gestão ambiental do fechamento de minas. “O Programa surge como mais uma ferramenta para garantir que o fechamento das minas seja planejado e executado com responsabilidade, promovendo a recuperação ambiental e a reconversão dos territórios para novos usos produtivos e sustentáveis”, destacou.
De acordo com a gerente de Recuperação de Minas da Feam, Patrícia Rocha Maciel Fernandes, o Programa consolida ações desenvolvidas pela Fundação desde 2018. “Ele abrange desde a recuperação progressiva e o acompanhamento da paralisação temporária até o fechamento definitivo das minas”, explicou.
O lançamento ocorre em um contexto de avanços concretos na gestão do fechamento de minas no estado. Ao longo de 2025, a Feam acompanhou 130 áreas em processo de fechamento e recuperação ambiental, das quais mais de 20 já receberam a Declaração de Recuperação Ambiental emitida pela Fundação.
Outro destaque foi a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com a Agência Nacional de Mineração (ANM), voltado ao desenvolvimento de protocolos conjuntos para a gestão de minas em fechamento e o enfrentamento de passivos ambientais. Também foi lançado um painel interativo com informações sobre minas paralisadas, em fechamento e abandonadas em Minas Gerais, ampliando a transparência e o acesso público aos dados.
O Programa e seus produtos estão disponíveis para consulta no site da Feam .
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais
Meio Ambiente Sisema apresenta avanços da gestão ambiental durante o Assembleia Fiscaliza Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas