Belo Horizonte sediou, nessa terça-feira (17/9), o evento de encerramento da série Minas Rumo à COP30, iniciativa que reuniu o Governo do Estado e empresas mineiras em torno da agenda climática e da preparação para a COP30, que ocorre em novembro, em Belém (PA).
A série foi promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) e pela Cemig , em parceria com o Consulado Britânico em Belo Horizonte e com curadoria técnica da WayCarbon. O objetivo foi contribuir para os debates e negociações da COP30 e apresentar o papel que Minas Gerais ocupa nesse cenário.
O fórum reuniu autoridades governamentais, especialistas em mudanças climáticas, acadêmicos, lideranças empresariais e representantes de associações setoriais. A proposta foi promover um espaço de diálogo capaz de antecipar tendências e alinhar estratégias para o futuro.
A série foi dividida em duas etapas complementares. O primeiro evento, em junho, trouxe um panorama sobre a atuação do setor público na agenda climática, destacando a formulação de políticas públicas, iniciativas sustentáveis e compromissos institucionais.
Já o encontro de encerramento se concentrou nas estratégias e expectativas do setor privado, com debates sobre florestas plantadas, mineração, indústria, agronegócio e descarbonização da economia.
Para o subsecretário de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco, a diversidade de setores envolvidos reforça a necessidade de um planejamento integrado.
“Tratamos do papel da indústria florestal e da importância que tem para garantir desenvolvimento sustentável sem desmatamento de mata nativa. Também discutimos a agricultura, essencial para a segurança alimentar e ambiental. O planejamento ambiental precisa ser integrado para que possamos atingir resultados e avançar em qualidade de vida”, afirmou.
Na avaliação da superintendente de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas da Semad, Renata Araújo, o ciclo cumpriu seu papel ao aproximar governo e setor produtivo em torno de compromissos concretos. Para ela, os dois encontros complementares ajudaram a fortalecer o papel de Minas no cenário climático global.
“Na primeira etapa, discutimos políticas públicas voltadas para a questão climática e iniciativas sustentáveis. Agora, no encerramento, os painéis trouxeram a visão do setor produtivo, com foco em descarbonização e redução de emissões. O Governo de Minas aderiu à campanha Race to Zero junto às federações, reforçando o alinhamento com compromissos globais”, destacou.
O mesmo entendimento foi compartilhado por representantes da iniciativa privada. A gerente de Desenvolvimento de Negócios da WayCarbon, Ana Carolina Oliveira, destacou a importância de consolidar as discussões em um documento que servirá de referência em Belém. “A ideia é complementar os debates iniciados no primeiro encontro, em junho, e consolidar essas contribuições para apresentarmos à COP30. Minas tem se colocado como referência nesse processo”, disse.
Já no âmbito da cooperação internacional, a diretora de Relações Governamentais e Comércio do Consulado Britânico em Belo Horizonte, Laura Queiroz, ressaltou que a parceria entre Minas e o Reino Unido é resultado de uma trajetória construída ao longo de anos.
“Estamos felizes com a conclusão desse projeto, que começou em junho. Minas foi o primeiro estado da América Latina a assinar o Race to Zero, e o governo britânico tem apoiado o estado desde o início. Esse projeto é a continuidade de uma parceria que nos orgulha”, afirmou.
Construção coletiva
O encerramento da série Minas Rumo à COP30 consolidou-se como um espaço de construção coletiva, no qual os setores público e privado alinharam perspectivas sobre os desafios da transição climática. O processo resultará na elaboração de um documento que reunirá os principais pontos discutidos ao longo dos encontros e que será consolidado e divulgado antes da conferência, de modo a subsidiar as negociações da COP30.
Com a iniciativa, Minas Gerais reafirma sua condição de protagonista nas discussões climáticas, ao mesmo tempo em que fortalece parcerias institucionais e amplia a participação de setores estratégicos no esforço global de mitigação das mudanças climáticas.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas