O Governo de Minas avança na modernização da gestão ambiental com o lançamento do SLA+, novo aplicativo que possibilita acompanhar, em tempo real, o andamento dos processos de licenciamento. A solução foi desenvolvida pela Quasar Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes de Gestão e disponibilizada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) .
Com o aplicativo, empreendedores podem acessar informações atualizadas sobre cada etapa, desde a análise técnica aos pedidos de complementação e a decisão final. O objetivo é garantir mais clareza, transparência e previsibilidade, reduzindo a necessidade de ligações, protocolos ou consultas presenciais.
Segundo o presidente da Feam, Rodrigo Franco, a ferramenta representa um marco de eficiência. "O SLA+ é mais um passo na transformação digital do licenciamento ambiental em Minas, que traz clareza ao empreendedor, reduz o retrabalho e amplia a transparência da gestão pública", afirmou.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) , Marília Melo, destacou que a iniciativa consolida a modernização do setor. “O SLA+ amplia a transparência e a previsibilidade do processo de licenciamento, garantindo mais segurança aos empreendedores e fortalecendo a confiança entre sociedade, setor produtivo e poder público”, disse a secretária.
Histórico de avanços
O SLA+ é resultado de um processo iniciado em 2019, com a criação do Sistema de Licenciamento Ambiental em versão web. Desde então, foram implementadas medidas que reduziram em 81% o passivo de processos fora do prazo legal — de 1.555, em janeiro de 2019, para atuais 290. Além disso, 99% dos processos formalizados em 2024 foram concluídos ou seguem em análise dentro do prazo.
Entre os avanços recentes, estão a integração do Portal EcoSistemas à Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) , em 2022, que eliminou a duplicidade de documentos, e a criação do Índice de Desempenho Ambiental (Idal), em 2023. Já em 2024, por meio de recursos de emenda parlamentar, foi possível viabilizar o desenvolvimento do aplicativo.
Com o SLA+, Minas Gerais reforça o destaque nacional na gestão ambiental, unindo tecnologia, eficiência administrativa e sustentabilidade. A expectativa é de que a ferramenta contribua para assegurar maior segurança jurídica e facilitar investimentos no estado.
Mais informações sobre o serviço e para acesso rápido estão disponíveis aqui .

Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas