O governador de Minas Gerais Romeu Zema participou, nesta terça-feira (19/8), em Curitiba (PR), do 13° Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que debateu, principalmente, medidas em relação ao meio ambiente no Brasil.
A 13ª edição da reunião dos governadores dos estados do Sul e do Sudeste do país está sendo realizada dentro da Conferência da Mata Atlântica, que visa a articulação nacional e internacional sobre os grandes desafios das mudanças climáticas, que ocorre até esta quinta-feira (21/8), na capital paranaense.
Durante o Cosud, os governadores assinaram a carta de Curitiba, que elenca as principais demandas e propostas do grupo, sobretudo em relação ao meio ambiente e a Mata Atlântica. O documento será encaminhado à presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP-30), em novembro, em Belém (PA).
O chefe do Executivo mineiro reforçou o compromisso do Governo do Estado em realizar a transição energética de maneira sustentável.
| ||||
"Nós mostramos que aquilo que nós mais vendemos para o exterior tem uma pegada de carbono muito menor do que em outros países, como, por exemplo, o aço produzido em Minas Gerais, que é o mais verde do mundo, já que boa parte do combustível utilizado é um carvão vegetal, o que não acontece em nenhum outro lugar do mundo", destacou o governador Romeu Zema. | ||||
| ||||
"O café, da mesma forma, nós já temos conseguido atestar que mais de 99% da produção é feita com responsabilidade ambiental. Então essa visão de que sustentabilidade é o caminho do futuro está muito incorporada em Minas", concluiu Zema.
Tratado da Mata Atlântica
O acordo, firmado pelos sete governadores durante a nona edição do Cosud, em outubro de 2023, visa a união de esforços para a preservação, conservação e a utilização racional dos recursos naturais da Mata Atlântica.
A proposta coletiva prevê o plantio de 100 milhões de mudas e a restauração de 90 mil hectares do bioma até o final de 2026. Minas Gerais ultrapassou mais de 70% da meta de plantio firmada no Tratado da Mata Atlântica. Já são mais de 5 milhões de mudas nativas plantadas em todo o estado, o que permitiu que Minas alcançasse, em julho de 2025, 73% do total previsto, que tem como meta 7 milhões de mudas replantadas até dezembro de 2026.
Novo presidente
A 13ª edição do Cosud também marcou a posse do novo presidente do consórcio, que ficará a cargo do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Ele foi escolhido no último encontro e ficará à frente da instituição pelos próximos meses.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas