Minas Gerais segue firme no compromisso de restauração do bioma Mata Atlântica e já colhe resultados expressivos. O estado ultrapassou 70% da meta de plantio firmada no Tratado da Mata Atlântica, pactuado em 2023 pelos estados do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).
Com exatas 5.143.647 mudas nativas já apuradas, Minas alcançou 73,5% do total previsto em julho de 2025, a meta estadual é de 7 milhões de mudas até dezembro de 2026.
O número expressivo é resultado de uma gestão ambiental integrada e estratégica do Governo de Minas , conduzida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) . A secretaria é responsável por monitorar e contabilizar os plantios, além de coordenar ações em parceria com diversos órgãos e entidades. Essa frente de trabalho envolve um conjunto de ações voltados ao reflorestamento, à restauração ecológica e à conservação de áreas prioritárias.
O avanço mineiro é composto por diversas frentes com projetos executados em Áreas de Preservação Permanente (APPs), compensações ambientais exigidas em licenciamentos, reposição de vegetação suprimida, além de projetos de recuperação de áreas degradadas e de outros programas, como de educação ambiental.
O Tratado da Mata Atlântica também pode auxiliar em identificar diversos projetos e programas ambientais realizados por diferentes atores, como em áreas estratégicas para a criação de corredores ecológicos, bem como de plantios em áreas urbanas, por exemplo. Essas conexões entre programas de vegetação nativa são fundamentais para garantir o fluxo da fauna, a preservação da biodiversidade e o equilíbrio ambiental de longo prazo.
“O acompanhamento da apuração de plantio pelo Tratado da Mata Atlântica é uma importante estratégia para conservar a biodiversidade e fortalecer os serviços ambientais prestados pelas florestas”, destaca Diogo Franco, subsecretário de Gestão Ambiental da Semad.
Pacto regional pelo verde
O Tratado da Mata Atlântica foi firmado em outubro de 2023 por sete estados brasileiros: Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A proposta coletiva prevê o plantio de 100 milhões de mudas e a restauração de 90 mil hectares do bioma até o final de 2026.
Por ser o estado com maior área de Mata Atlântica no Brasil, Minas Gerais reforça seu protagonismo nacional na agenda ambiental. “Com mais de 5 milhões de mudas já contabilizadas, o estado demonstra não apenas capacidade técnica, mas também compromisso com o presente e responsabilidade com o futuro das próximas gerações”, reforça a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.
Mais do que números, os resultados expressam uma atuação estruturada e contínua do poder público em favor da biodiversidade, do combate às mudanças climáticas e da valorização dos recursos naturais como pilares do desenvolvimento sustentável.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas