A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) retomou as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Muzambinho, no Sul do estado, após quase uma década de paralisação. A iniciativa integra uma estratégia do Governo de Minas para a universalização do saneamento básico e proteção dos recursos hídricos, conforme diretrizes do Novo Marco Legal do Saneamento.
Com investimento de R$ 4,1 milhões, a retomada foi viabilizada a partir da articulação entre a Semad, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Prefeitura de Muzambinho, em convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O empreendimento será reestruturado com foco na eficiência, sustentabilidade e impacto positivo na qualidade de vida da população.
Paralisadas desde 2016 devido a entraves técnicos e operacionais, as obras passaram por reavaliação e reestruturação conduzidas pela Subsecretaria de Saneamento da Semad, em parceria com a Copasa, responsável pela reformulação do escopo físico e pelo replanejamento do cronograma. O objetivo é garantir a aplicação eficiente dos recursos públicos e assegurar a entrega de uma infraestrutura funcional, moderna e ambientalmente adequada.
Para o prefeito de Muzambinho, Paulo Sérgio, a participação do Governo de Minas foi decisiva. “O esgotamento sanitário é uma das maiores demandas da população. Com o suporte técnico da Semad e a execução pela Copasa, finalmente estamos tirando esse projeto do papel com responsabilidade e planejamento”, afirma.
Proteção dos recursos hídricos e desenvolvimento regional
Localizado na bacia do Lago de Furnas — um dos maiores reservatórios de água do Estado —, o município de Muzambinho tem papel estratégico na política ambiental e hídrica de Minas Gerais. O avanço das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário garantirá o tratamento adequado dos efluentes sanitários, evitando o lançamento direto nos corpos hídricos e contribuindo para a preservação da qualidade da água na região.
"O caso de Muzambinho é emblemático pois evidencia nossa capacidade institucional de integrar planejamento, regulação e execução em favor da população mineira e da segurança hídrica do estado", destaca o superintendente de Água, Esgoto e Drenagem Pluvial da Semad, Kleynner Jardim Lopes.
A conclusão das obras está prevista para o primeiro semestre de 2026. Com a entrega, será possível atender grande parte da sede municipal com serviços de coleta e tratamento de esgoto. A expectativa é de melhorias significativas na saúde pública, valorização urbana e preservação ambiental, consolidando um novo ciclo de investimentos em saneamento básico no Estado.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas