Quinta, 25 de Junho de 2026
35 999513636
Meio Ambiente Meio Ambiente

Governo de Minas homenageia 130 personalidades que se destacaram na proteção ambiental no estado

Solenidade do Mérito Ambiental de 2025 reconheceu autoridades, servidores e representantes da sociedade civil

17/07/2025 18h46
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Robson Santos / Sisema
Robson Santos / Sisema

O Governo de Minas Gerais promoveu uma solenidade especial, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) , que homenageou 130 personalidades com atuação destacada na área ambiental, nesta quinta-feira (17/7), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

A cerimônia, intitulada Homenagem aos Destaques de Mérito Ambiental de Minas Gerais – Edição 2025, reuniu representantes de todos os poderes e esferas de governo, além de membros da sociedade civil e do setor privado.

O evento teve como objetivo reconhecer o trabalho de autoridades, servidores públicos e instituições que contribuíram para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável no estado. Durante a solenidade, foram entregues duas importantes honrarias: a Medalha de Mérito Ambiental e a Moeda Comemorativa de Proteção Ambiental.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou o significado das homenagens e o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável. "É uma alegria participar desta solenidade tão importante, que reconhece o trabalho de quem cuida do meio ambiente em Minas".
 

 

"Essas honrarias representam o reconhecimento de um trabalho feito com ética, responsabilidade e compromisso com o futuro dos mineiros. Cada um de vocês representa o esforço da minha gestão para proteger as riquezas naturais, usar nossos recursos de forma consciente e garantir qualidade de vida para todos os mineiros", afirmou Romeu Zema.

 
  
  


"Aqui em Minas, estamos trabalhando para crescer com equilíbrio, impulsionando a economia, mas sempre com responsabilidade ambiental. E isso só acontece porque temos ao nosso lado pessoas sérias, técnicas e comprometidas, como servidores públicos, profissionais da segurança, do Ministério Público, do Judiciário, do setor produtivo e da sociedade. Gente que acredita em fazer a diferença", complementou o governador.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, também ressaltou a importância das parcerias para o avanço das políticas ambientais em Minas Gerais. "O dia de hoje foi muito importante para a gestão ambiental do nosso estado. Ninguém faz nada sozinho. Essa honraria simboliza o reconhecimento de um trabalho coletivo, comprometido com a equidade, o desenvolvimento sustentável e o financiamento de ações ambientais". 

 

"Homenageamos aqueles que não apenas enxergam a importância do meio ambiente, mas agem. Que cuidam das nossas águas, recuperam florestas, protegem a fauna, combatem o desmatamento, capacitam produtores, atuam com firmeza na fiscalização, inovam com tecnologia, educam e inspiram”, destacou Marília Melo.

 
  
  


Reconhecimento simbólico e institucional

A Medalha de Mérito Ambiental foi concedida a 62 personalidades, entre autoridades públicas e representantes do setor privado, que prestaram relevantes serviços à causa ambiental em Minas Gerais. A comenda simboliza o compromisso e a excelência na promoção da sustentabilidade.

Já a Moeda Comemorativa de Proteção Ambiental, entregue a 68 homenageados, representa coragem, espírito de missão e dedicação ao interesse público, e é uma homenagem simbólica e protocolar, que reforça o reconhecimento à atuação destacada em favor da causa ambiental no estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias