A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) iniciou, nesta segunda-feira (14/7), as novas etapas da obra de substituição do interceptor de esgoto na Pampulha. Com um investimento de R$ 3 milhões, essa intervenções incluem a execução de duas estações elevatórias de esgoto na Avenida Otacílio Negrão de Lima.
As obras de substituição do interceptor na Pampulha foram iniciadas no segundo semestre de 2024. Desde então, a Companhia já implantou aproximadamente 2,6 mil metros de redes de esgotos na região.
A iniciativa fortalece o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, contribuindo diretamente para a preservação da Lagoa da Pampulha, além de melhorar a qualidade de vida na região, com a garantia da continuidade da coleta e tratamento de esgoto, por meio da renovação da infraestrutura de saneamento existente.
Detalhes das próximas etapas
Nesta segunda, a Copasa iniciou a execução da elevatória de esgoto Jardim Atlântico II, localizada na Av. Otacílio Negrão de Lima, próximo ao número 17.570. Este trecho está previsto para ser concluído até o final do mês. Para a execução dos serviços, por medida de segurança, foi necessária a interdição total da Av. Otacílio Negrão de Lima no cruzamento com a Rua Ministro Guilhermino de Oliveira. O local ficará fechado com isolamento em tapume, bloqueando totalmente a avenida.
As vias de pedestres e ciclovias que margeiam a lagoa permanecerão liberadas. Na avenida Otacílio Negrão de Lima, será permitido apenas o trânsito local. Para quem desejar acessar a avenida Otacílio Negrão de Lima sentido Av. Pedro I, será mantida uma faixa livre na Rua Ministro Guilhermino de Oliveira.
A outra fase da obra será iniciada no dia 28/7. Nesta etapa será realizada a implantação da rede coletora de esgoto da Rua Gandu e a execução da Estação Elevatória de Esgoto Jardim Atlântico I, próximo ao Museu de Arte da Pampulha. Este trecho está previsto para ser concluído até o final de agosto.
Assim como na fase anterior, para a realização dessas intervenções será necessária a interdição total da Av. Otacílio Negrão de Lima entre as Ruas Gandu e dos Estados. Este trecho também ficará fechado com isolamento em tapume, bloqueando totalmente a avenida. Somente as vias de pedestres e ciclovias que margeiam a lagoa permanecerão liberadas. Em relação ao tráfego de veículos, neste trecho da avenida, será permitido apenas para o trânsito local.
A Copasa esclarece que o fechamento do trânsito não prejudicará as entradas de garagem, que permanecerão desimpedidas. Após essas duas fases, a Copasa realizará serviços complementares de acabamento, montagens eletromecânicas, testes operacionais e interligações, com menor impacto no trânsito.
O compromisso da companhia com a região se estende ainda mais. A partir de outubro de 2025, um novo investimento de R$ 2,5 milhões será destinado à revitalização do pavimento da Av. Otacílio Negrão de Lima, no trecho entre a Rua Guandu e a Av. Pedro I. Esta obra incluirá a recomposição do pavimento de meio-fio a meio-fio, revitalização da pintura e sinalização de faixa, e melhoria da pista de rolamento.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas