A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad-MG) anuncia a abertura de uma nova turma do curso “Consumo Consciente de Materiais e Gestão de Resíduos”, que integra o Programa de Capacitação Digital em Educação Ambiental do Governo de Minas .
A formação é gratuita, totalmente online e está com inscrições abertas 14/7, por meio da plataforma Trilhas do Saber , universidade corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).
Com carga horária de 15 horas e aulas disponíveis entre 16/7 e 16/8, o curso tem como objetivo principal apresentar os impactos socioambientais do consumo de materiais e da geração de resíduos, além de discutir caminhos para práticas mais sustentáveis no cotidiano dos cidadãos.
Voltada a gestores públicos, professores, estudantes, ambientalistas e demais profissionais interessados na temática, a capacitação é aberta a qualquer cidadão, independentemente da formação ou área de atuação.
“O curso é uma oportunidade para toda a população refletir sobre seus hábitos e adquirir ferramentas para mudanças reais em relação ao consumo e ao descarte de resíduos”, afirma Sophia Lins, gestora ambiental da Semad-MG e uma das responsáveis pelo conteúdo didático do curso.
Conteúdo e objetivos
Durante o curso, os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e práticos sobre a problemática socioambiental do consumo e geração de resíduos; legislações ambientais relacionadas; práticas de reutilização de materiais; estratégias para o uso consciente de recursos e correta destinação de resíduos sólidos urbanos (RSU).
Ao final da capacitação, espera-se que os participantes desenvolvam competências para minimizar impactos ambientais, adotar atitudes sustentáveis no dia a dia e compreender o papel da gestão de resíduos como instrumento fundamental para a sustentabilidade.
Para obter o certificado de conclusão, é necessário alcançar pelo menos 60% de aproveitamento nas atividades avaliativas do curso.
Educação ambiental para todos
O Programa de Capacitação Digital em Educação Ambiental foi lançado pela Semad-MG em 2023 e já conta com cinco cursos gratuitos disponíveis.
Com foco na acessibilidade e inclusão, os cursos são elaborados em linguagem clara e direcionados a diferentes perfis de público. A proposta é ampliar o alcance da educação ambiental em Minas Gerais, democratizando o conhecimento e incentivando a adoção de práticas sustentáveis em todas as regiões do estado.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas