Em um momento decisivo para o futuro da agropecuária no Brasil e no mundo, Minas Gerais se antecipa às discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), prevista para novembro de 2025, em Belém (PA), e promove, no próximo 10 de julho, o XX Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural, com o tema “Desafios e Oportunidades para a Agropecuária Mineira no Contexto da COP 30”.
O encontro será realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seapa-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e contará com transmissão ao vivo, das 10h às 11h, reunindo especialistas, representantes do setor produtivo, gestores públicos, instituições parceiras e interessados no tema.
“Este seminário é uma oportunidade estratégica para Minas Gerais mostrar que é possível produzir com responsabilidade ambiental. Ao discutir os desafios e oportunidades do agro no contexto da COP 30, reafirmamos nosso compromisso com uma agropecuária inovadora, sustentável e protagonista nas soluções para as mudanças climáticas, em conformidade com o Plano Estadual de Ações Climáticas”, reforça o Superintendente de Inovação e Economia Agropecuária, Feliciano Nogueira.
Políticas públicas sustentáveis
A proposta é promover o diálogo entre os vários atores do setor agropecuário, buscando avançar em direção a uma produção ainda mais sustentável, inovadora e comprometida com os compromissos climáticos globais. Para isso, estarão em pauta programas estratégicos como o Plano Estadual de Ação Climática (PLAC) e o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Plano ABC+), reforçando o papel do Estado na formulação de políticas públicas que conciliam desenvolvimento econômico e conservação ambiental.
Minas Gerais, maior estado da região Sudeste em extensão territorial, abriga mais da metade do bioma Cerrado e é um dos principais polos de produção agropecuária do país. O seminário pretende destacar ações já em curso, como a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono, incentivos à regularização ambiental, acesso ao crédito rural sustentável e uso de bioinsumos, apontando caminhos para consolidar uma agropecuária mais resiliente, eficiente e alinhada com os desafios do clima.
Além de debater estratégias para o futuro, o evento também será uma oportunidade de destacar os avanços conquistados por Minas Gerais na redução das emissões de gases de efeito estufa, no incentivo à integração entre ciência, inovação e políticas públicas, e na preservação dos recursos naturais.
A expectativa da Seapa é que o seminário funcione como plataforma de articulação entre os diversos atores do agro mineiro, fomentando a cooperação entre governo, produtores, entidades de classe, setor financeiro e academia, preparando o estado para apresentar suas propostas com autoridade e consistência durante a COP 30.
Programação e inscrições neste link .
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas