O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, nesta terça-feira (3/6), da abertura do Seminário Internacional Águas para o Futuro. O evento é parte da Semana do Meio Ambiente 2025, promovida pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).
“O acesso a água é um direito que parece muito óbvio, mas quero aqui deixar uma reflexão para vocês. Me parece que nós temos transformado a discussão da água em uma discussão teórica sobre o meio ambiente, esquecendo das pessoas que precisam dela para viver e produzir”, iniciou o vice-governador.
Mateus Simões reforçou que o fornecimento de água de qualidade é uma questão pública que merece muito mais atenção. “A falta de tratamento de esgoto é um problema presente em todas as regiões do país”, acrescentou.
| ||||
"Temos aqui estudiosos e técnicos comprometidos em fazer com que o acesso à água seja prioridade ao lado da agenda ambiental, para que todas as pessoas, no processo produtivo ou de consumo humano, poderem ser contempladas por esse bem que não deveria faltar a absolutamente ninguém", reforçou Mateus Simões. | ||||
| ||||
Seminário continua
Com organização da Unesco e apoio do Governo de Minas , o seminário integra as iniciativas preparatórias para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém (PA).
A proposta é consolidar Minas Gerais como referência entre os entes subnacionais brasileiros, promovendo debates estratégicos sobre resiliência climática, segurança hídrica e transição energética.
Realizado até quinta-feira (5/6), o seminário constitui um espaço técnico e político que reúne representantes de organismos internacionais, instituições acadêmicas, da sociedade civil e atores dos setores público e privado.
Os painéis vão abordar temas-chave para a agenda climática, como restauração ecológica, planejamento hídrico, avanços em hidrogênio verde e articulação de políticas locais.
Com foco em cidades resilientes e soluções sustentáveis, o evento representa um marco na mobilização dos governos subnacionais brasileiros para o enfrentamento das mudanças climáticas.
| ||||
"Os desafios do futuro não são pequenos. Temos 853 municípios com condições absolutamente diversas, e com impactos já vivenciados. Nós temos trabalhado muito para aumentar a resiliência dos municípios, apoiá-los no desenvolvimento das ações locais, para que possamos, cada dia mais, entregar os resultados que a sociedade espera de todos nós", enfatizou a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , Marília Melo | ||||
| ||||
A partir de Minas Gerais, o seminário contribui diretamente para a construção de compromissos concretos e articulados para a COP30.
Semana do Meio Ambiente
A Semana do Meio Ambiente é promovida anualmente pelo Sisema e por instituições parceiras para promover o diálogo e a reflexão sobre o papel estratégico de estados, municípios e instituições na construção de um futuro mais justo e ambientalmente responsável.
A abertura oficial foi realizada nessa segunda-feira (2/6), dando início ao ciclo de debates “Diálogos Climáticos: Minas rumo à COP30”, que aborda as estratégias de descarbonização do estado e de grandes empresas, além de destacar as contribuições de Minas Gerais para as discussões internacionais que ocorrerão em novembro no Pará.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas