Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima quinta-feira (5/6), a Copasa preparou uma programação especial que une ideias e atividades voltadas para o compromisso com o desenvolvimento ambiental e social. Várias ações já estão programadas para o final de maio e para a primeira semana de junho, buscando estimular a reflexão sobre o verdadeiro valor dessa data.
O objetivo é valorizar e ressignificar a importância de unir e somar forças para consolidar o compromisso da companhia com o tripé ESG (ambiental, social e governança) e formar uma sociedade cada vez mais comprometida com a sustentabilidade. As atividades começam nesta sexta-feira (30/5), quando a Copasa vai receber duas certificações pelo uso de energias renováveis: Sim-REC, concedida pela Cemig Sim (empresa do Grupo Cemig que atua no segmento de geração de energia solar remota) e I-Rec, concedida pela Comerc Energia (empresa voltada para soluções inovadoras de energia).
Atualmente, 60% da energia consumida na Copasa é, comprovadamente, oriunda dessas fontes. A entrega ocorrerá no evento "Circuito Eficiência Energética", que será realizado no auditório da sede da empresa, em Belo Horizonte. Na ocasião, a Copasa reunirá especialistas para discutir estratégias e iniciativas em eficiência energética, com foco na redução de impactos ambientais e na construção de um futuro mais sustentável.
Meia Maratona Internacional de BH
Neste sábado (1/6), a Copasa estará presente na 16ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte (MMIBH). Além de incentivar a prática esportiva, a corrida adota como pilar a preservação do meio ambiente, dando foco, a cada ano, em um animal ameaçado de extinção. Em 2025, a Meia Maratona homenageia a ararajuba, ave endêmica do Norte do Brasil.
Os copinhos envasados pela Copasa serão a água oficial do evento, levando hidratação para os atletas durante todo o percurso da corrida. A companhia também manterá um estande no local para o repasse de informações sobre o Programa Reviva Pampulha, que compõe o Plano de Ação da Copasa para a universalização do atendimento do Sistema de Esgotamento Sanitário na Bacia da Lagoa da Pampulha.
Projeto Reúso Industrial Copasa x Metalsider
Na segunda-feira (2/6), a Copasa lançará o Projeto de Reúso Industrial e, por meio de uma parceria firmada com a empresa siderúrgica Metalsider, irá fornecer o efluente tratado proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Betim Central, que será reaproveitado pela siderúrgica em suas atividades produtivas.
A parceria da Copasa com a Metalsider resultará na economia de 1,2 milhão de metros cúbicos de água tratada por ano – volume equivalente ao consumo anual de uma cidade com 20 mil habitantes ou 500 piscinas olímpicas. O reaproveitamento desse efluente está alinhado ao compromisso das duas empresas com ações de responsabilidade social e a preservação dos recursos hídricos, contribuindo para a proteção do meio ambiente.
O credenciamento de imprensa para cobertura do evento deve ser feito pelo e-mail [email protected] .
A programação do mês está disponível neste link .
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas