Durante a abertura da 18ª Citi-Isso-Datagro New York Sugar & Ethanol Conference, nessa quarta-feira (14/5), em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o vice-governador Mateus Simões, defendeu a produção e uso de biocombustíveis em veículos leves como alternativa para redução de emissão de gases de efeito estufa.
O evento foi uma das agendas da missão internacional do Governo de Minas , que teve início na última segunda-feira (12/5). O objetivo da comitiva é apresentar o potencial econômico do estado, gerando novas oportunidades para geração de emprego e renda para os mineiros.
| ||||
"Minas Gerais defende com toda a sua força, nacional e internacionalmente, que o Brasil deve caminhar na direção dos biocombustíveis, e não em eletrificação que custaria caro, dificultaria o acesso à frota e que, definitivamente, para a frota leve, não é uma solução", avaliou Mateus Simões. | ||||
| ||||
“Falar em eletrificação significa impedir que as pessoas comprem carro, assassinar uma das mais importantes indústrias de energia do país e, portanto, seria uma irresponsabilidade em ano de COP”, afirmou.
O estado é o segundo maior produtor de cana-do-açúcar do Brasil, com participação de 11% no ranking nacional. O insumo é uma das principais matérias-primas para a produção do etanol.
Parte desta produção tem participação expressiva na exportação: em 2024, Minas exportou US$ 2,5 bilhões. Esse valor correspondeu a 5,2 milhões de toneladas, aumento de 23% na comparação com o ano anterior.
Desde 2019, o setor atraiu R$ 22 bilhões em investimentos, gerando 6,4 mil empregos.
Ainda nessa quarta, o vice-governador participou, com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade , Pedro Bruno, de reunião com investidores no GRI Minas, com objetivo de apresentar o portfólio de concessões do estado.
Ao todo, são 20 contratos de concessões e parceria público privadas (PPPs) em execução, nos mais diversos setores – mobilidade, rodoviário, social, cultural e de parques, que totalizam R$ 23,4 bilhões de investimentos, fomentando o desenvolvimento e gerando emprego e oportunidades para os mineiros.
Concessões em pauta
O portfólio de concessões do estado também será apresentado nesta quinta-feira (15/5), desta vez no Brazil Infra Summit. O encontro, que reúne nomes importantes da infraestrutura e energia brasileiras com um grupo seleto de autoridades, CEOs, investidores globais e instituições financeiras, oferece discussões com base em quatro pilares, que vão de reformas econômicas a investimentos sustentáveis.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas