Neste sábado (22/3), dia em que é celebrado o Dia Mundial da Água, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) , destaca os avanços do projeto Gota D’Água em todo o estado. A iniciativa tem como objetivo identificar e aprimorar o abastecimento de água em escolas que dependem de fontes naturais, como poços artesianos e captação superficial, impactando positivamente o cotidiano dessas instituições.
“O acesso à água de qualidade é uma mudança de vida”, afirma a diretora da Escola Estadual Antônio Macedo, Bruna Freitas, em Ewbank da Câmara, uma das 293 escolas beneficiadas pelo projeto. Desde seu lançamento, foram investidos R$ 3 milhões em kits potabilizadores de água e melhorias na infraestrutura, como perfuração de poços, beneficiando 87 mil estudantes em todo o estado.
“Estamos comprometidos em garantir água potável e saneamento básico em todas as unidades da rede estadual. Para isso, temos investido em kits de testes de potabilidade, poços artesianos e intervenções necessárias para a captação adequada de água”, destaca a subsecretária de Administração da SEE/MG, Luciana Quaresma.
No âmbito do projeto, a SEE/MG realiza monitoramentos constantes da qualidade da água nas escolas, priorizando aquelas não atendidas por sistemas públicos de abastecimento. Diagnósticos são realizados em colaboração com instituições, como a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e prefeituras municipais.
Avanços na implementação
A Escola Estadual Professora Maria Lúcia Gomes Ribeiro, situada na zona rural de Teófilo Otoni, é um exemplo dos benefícios do projeto. Após a instalação do kit, a água na escola tornou-se livre de cheiro e sabor, resultando em um impacto significativo na vida dos estudantes e servidores. “Isso mudou a nossa vida, pois agora podemos tomar água e preparar a merenda com segurança”, ressalta a diretora da instituição, Jéssica Duarte.
O projeto Gota D’Água irá avançar ainda mais na região de Teófilo Otoni, onde 35 processos estão em andamento para melhorar o sistema de abastecimento em escolas indígenas nos municípios de Bertópolis e Santa Helena. No total, 39 instituições estaduais serão beneficiadas.
A proposta inclui a construção de uma torre de concreto com caixa d’água entre 1,5 e 5 mil litros, além de três pontos de distribuição: um para lavatórios, facilitando a higiene das mãos e a coleta de água para análises, e dois para bebedouros e cozinha.
Na Escola Estadual Indígena Capitãozinho Maxakali, na zona rural de Bertópolis, a expectativa é grande. “O projeto mudou completamente a perspectiva da nossa escola. Estamos animados por em breve termos acesso à água potável”, enfatiza o diretor da instituição, Nilson dos Santos.
A SEE/MG já recebeu 18 solicitações para perfuração de poços em todo o estado, com seis em funcionamento e dois parcialmente prontos. As demais estruturas devem ser instaladas nos próximos meses.
Impacto na Educação
A implementação de poços artesianos terá um impacto significativo na comunidade escolar e nas regiões atendidas. Com acesso constante à água potável, as condições sanitárias melhoram, permitindo uma educação de qualidade. Os alunos podem se concentrar nas aulas, sem se preocupar com a falta de água, o que evita distrações que podem afetar seu aprendizado.
Além disso, melhores condições sanitárias contribuem para diminuir a infrequência escolar devido a doenças relacionadas à água, permitindo que os estudantes participem das aulas com mais frequência e melhorem seu desempenho.
Meio Ambiente Governo do Estado apresenta soluções integradas para ação climática no Minas Day, no Rio de Janeiro
Meio Ambiente Operação Libertas resgata 337 animais em Minas com participação da Semad
Meio Ambiente Piracema começa em Minas e restrições à pesca entram em vigor neste sábado (1/11)
Meio Ambiente IEF abre credenciamento para comercialização de alimentos no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
Meio Ambiente Copasa inicia testes com nova tecnologia para combater perdas de água em Araxá
Meio Ambiente Emater compartilha cartilha com orientações sobre boas práticas na apicultura Mín. 15° Máx. 30°
Mín. 17° Máx. 31°
ChuvaMín. 14° Máx. 21°
Chuvas esparsas