A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD) apresentou, nesta segunda-feira (10/3), na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), os principais avanços ambientais alcançados no último ano, as próximas metas da pasta e o planejamento para 2025.
A reunião, presidida por Mário Ferreira Campos Filho, contou com a presença da secretária Marília Melo, que ressaltou os avanços significativos em áreas como licenciamento ambiental, fiscalização de barragens e áreas desmatadas, além de um reforço nas regulamentações do mercado de carbono no estado.
"Estamos comprometidos em fortalecer a fiscalização e a gestão ambiental em Minas, garantindo o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação dos recursos naturais", afirmou a secretária.
Investimentos e ações em 2024
Entre os números apresentados, o investimento de R$ 28 milhões na revitalização de poços tubulares no semiárido mineiro foi um dos principais destaques.
A iniciativa beneficiou diretamente 187 localidades rurais em 49 municípios. Além disso, o Programa Água Doce avançou para sua Fase 2, com a implantação de 23 novos sistemas de dessalinização, o que impactará positivamente cerca de 16 mil habitantes da região.
Marília Melo também abordou a regulamentação do mercado de carbono em Minas Gerais, alinhando o estado às diretrizes nacionais e internacionais de combate às mudanças climáticas.
"A publicação da Lei nº 15.042, em dezembro de 2024, instituiu o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). Estamos trabalhando na regulamentação estadual para garantir a implementação eficaz desse sistema", explicou.
Além disso, a secretária anunciou a criação de um banco de dados geográficos para monitorar áreas desmatadas e embargadas, oferecendo maior transparência e eficiência no combate ao desmatamento ilegal.
Outra novidade foi o Programa Estadual de Conversão de Multas Ambientais (Pecma), que permitirá que até 50% do valor das multas ambientais seja revertido em serviços de preservação e recuperação ambiental.
Metas para 2025
O planejamento da Semad para os próximos anos também focou na continuidade e ampliação de ações de saneamento.
Um dos principais projetos é o Programa de Saneamento do Paraopeba, que receberá um investimento de R$ 1,7 bilhão para recuperação da bacia hidrográfica afetada pelo rompimento da barragem de Brumadinho.
Outro ponto destacado foi o aprimoramento do licenciamento ambiental. A Semad tem trabalhado na desburocratização de processos, com iniciativas para agilizar a análise de pedidos.
Entre os projetos em andamento está a integração entre o Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA) e a Plataforma IDE-Sisema, que utilizará inteligência artificial para proporcionar análises mais rápidas e criteriosas.
A reunião reforçou o compromisso do Governo de Minas com a gestão sustentável e o desenvolvimento ambiental responsável. As ações e investimentos planejados para os próximos anos demonstram a preocupação do estado em equilibrar o crescimento econômico com a preservação ambiental, consolidando Minas Gerais como referência nacional na área ambiental.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas