O Governo de Minas realiza, nesta semana, o pagamento referente ao segundo trimestre de 2024 do Programa Bolsa Reciclagem. O repasse de R$ 875 mil reais será destinado a 72 associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis vinculados ao programa, mantido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) . O repasse trará benefícios direto a 1.421 catadores de todas as regiões do estado.
O Bolsa Reciclagem é uma iniciativa de pagamento por serviços ambientais pioneira no Brasil. Além de garantir o desenvolvimento sustentável, por meio da gestão adequada de resíduos sólidos, o benefício proporciona uma melhoria das condições sociais e econômicas das pessoas que trabalham com a coleta seletiva no estado.
"O Pagamento por Serviços Ambientais é uma das políticas públicas de gestão ambiental mais eficientes disponíveis. Nesse sentido, unimos esforços para garantir a operação regular do Bolsa Reciclagem, que além de incentivar a reintrodução de materiais recicláveis em processos produtivos e reduzir a utilização de recursos naturais e insumos energéticos, proporciona a inclusão social de catadores de materiais recicláveis", ressalta Alice Libânia, Superintende de Resíduos da Semad.
O programa conta, atualmente, com 175 empreendimentos cadastrados em 55 municípios mineiros. O valor total de recurso repassado para o programa Bolsa Reciclagem no ano de 2024, até o momento, foi de mais de R$ 2,6 milhões.
No segundo trimestre de 2024 foram processados, aproximadamente, 970.584 toneladas de metal, 5.912,586 mil toneladas de papel, 2.427,451 mil toneladas de plástico e 1.974,456 mil toneladas de vidro comercializados por todas as associações e cooperativas participantes do trimestre.
Reciclando Dignidade
Na última semana, o Governo de Minas participou do lançamento do projeto Reciclando Dignidade, iniciativa que pretende promover a inclusão previdenciária de catadores de materiais recicláveis no estado, estabelecendo uma ponte entre sustentabilidade ambiental e justiça social.
O projeto, idealizado pelo Serviço Social Autônomo (Servas) , com contribuição técnica da Semad e financiamento do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), busca garantir que esses trabalhadores tenham acesso a direitos como aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, licença maternidade, pensão por morte, entre outros.
Bolsa Reciclagem
O Bolsa Reciclagem é uma iniciativa pioneira no Brasil, concedendo incentivo financeiro trimestral para associações e cooperativas de materiais recicláveis, tendo como objetivo incentivar a reintrodução de materiais recicláveis em processos produtivos e reduzir a utilização de recursos naturais e insumos energéticos. O incentivo proporciona, ainda, a inclusão social de catadores de materiais recicláveis.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas