A 8ª edição do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI 2024) foi oficialmente lançada nesta segunda-feira (19/8), durante evento realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) , em parceria com a Fiemg e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) , o programa Fapi complementa as ações do Plano Anual de Fiscalização (PAF) do Estado.
O Fapi tem como objetivo instruir e incentivar empreendedores para a regularização prévia de suas atividades, evitando autuações ambientais e garantindo sustentabilidade à produção industrial mineira. No último ano, foram realizadas 1374 fiscalizações por meio do Fapi. Desde o início do programa, o número já chega a 7.019.
Na abertura do evento, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, ressaltou a importância do programa para a regularização ambiental em Minas. "Nosso objetivo não é que as pessoas estejam irregulares, mas sim regulares. Queremos gerar emprego e potencializar a economia do nosso estado com bases sustentáveis. Às vezes temos a ilusão de que todo mundo tem um bom assessoramento ambiental. Isso é verdade para os grandes, mas quando falamos de um universo mais geral, estes são uma fatia pequena daqueles que precisamos orientar. Esse trabalho feito junto à Fiemg traz uma enorme diferença em termos de orientação e regularização ambiental", pontuou a secretária.
O gerente de Meio Ambiente da Fiemg, Thiago Cavalcanti, avalia que o programa vem transformando a fiscalização no estado. "Estamos evoluindo cada dia mais. É um programa que traz benefícios ao setor produtivo, que recebe orientações quanto a suas obrigações e à sociedade, que ganha com a preservação ambiental", avaliou.
O evento de lançamento do programa também teve transmissão on-line. O público acompanhou workshops e pôde sanar dúvidas em temas como: Uso do Sistema MTR; Implementação da logística reversa em Minas Gerais; Regularização Ambiental de Atividades Industriais; e Regularização Ambiental Municipal.
Por que aderir
A adesão ao Fapi não é obrigatória, mas ela traz importantes vantagens para o empreendedor que optar por participar. Por exemplo, caso o empreendedor participante receba algum auto de infração durante a fiscalização, o valor da multa pode ser reduzido em até 50%. A atenuante está prevista no artigo 85 do Decreto Estadual n° 47.383/2018.
O superintendente de Fiscalização da Semad, Gustavo Endrigo, esclarece que a adesão promove vários benefícios. "O empreendedor pode se perguntar o motivo de aderir a um programa dessa natureza. Por isso elaboramos duas cartilhas que sanam essas dúvidas e mostram as vantagens de participar", disse.
Clique aqui e confira as duas cartilhas :
- Vou ser fiscalizado e agora?
- Fui fiscalizado e agora?
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas