A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) está recepcionando 55 novos profissionais contratados para ações de recuperação socioambiental da Bacia do Rio Paraopeba, durante a terça (13/8) e a quarta-feira (14/8), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte.
Eles irão compor a equipe técnica contratada para o desenvolvimento e a implementação dos projetos e ações de recuperação socioambiental da Bacia do Rio Paraopeba, conforme previsto no Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho, assinado pelos compromitentes – Governo de Minas , Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais – com a Vale.
O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.
O objetivo do encontro é apresentar a estrutura do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) aos contratados. Na cerimônia de abertura, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, deu as boas-vindas aos profissionais e falou sobre a importância dessa força de trabalho.
"A recuperação do Paraopeba, em função do desastre de Brumadinho, é um tema muito caro ao Governo de Minas. Temos diversas ações em curso, desafios à frente e esse apoio adicional que agrega à nossa equipe de servidores é absolutamente fundamental para que possamos entregar à sociedade o que ela espera", ressaltou.
Impactos
O secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Rodrigues, destacou a prioridade do tema e dos ganhos a partir do reforço da equipe técnica.
"Produzir a recuperação ambiental, somado ao trabalho que estamos começando também no âmbito do saneamento, é aquilo que pode mudar a realidade das pessoas que efetivamente foram atingidas e o ganho ambiental acaba sendo para toda a coletividade", pontuou.
Durante o evento, o membro do Comitê Pró-Brumadinho da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) , Andrei Gomes Santana, fez uma apresentação sobre os termos do acordo judicial e comemorou o êxito das contratações.
"O poder público é quem estabelece os parâmetros dessa reparação. Para essa demanda extraordinária, para além de todas as competências que o Sisema já tem, nada mais justo que esse reforço das equipes", avaliou.
Os cargos
Os cargos correspondem às carreiras de gestor e analista ambiental e os contratados irão trabalhar na Semad, na Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) , no Instituto Estadual de Florestas (IEF) e no Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) , órgãos que compõem o Sisema.
O contrato terá prazo de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período, caso ainda persista a situação de emergência que autorizou a contratação, desde que o prazo total, correspondente ao prazo do contrato original somado ao prazo da prorrogação, não exceda 24 meses.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas