
Os governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) se reuniram, nesta sexta-feira (9/8), com secretários de Meio Ambiente e de Fazenda das regiões para debater temas como as mudanças climáticas e a dívida pública dos estados.
O encontro, no período da tarde, fez parte da 11º edição do Cosud, realizada na região do Parque Estadual Pedra Azul, no Espírito Santo.
O governador Romeu Zema, o secretário de Estado de Fazenda (SEF) , Luiz Cláudio Gomes, e a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) , Marília Melo, participaram da reunião como representantes de Minas Gerais.
Além deles, participaram também os governadores Renato Casagrande (Espírito Santo); Jorginho Mello (Santa Catarina); Eduardo Leite (Rio Grande do Sul); Tarcísio de Freitas (São Paulo); e Cláudio Castro (Rio de Janeiro).
Dívida pública e reforma tributária
Durante a reunião com os secretários de Fazenda, os temas debatidos foram a dívida pública e a reforma tributária. O governador Romeu Zema ressaltou que as discussões trouxeram propostas importantes para os estados.
| ||||
"Somos favoráveis à simplificação da tributação, pois acreditamos que isso representa um avanço para todo o Brasil e beneficiará todos os contribuintes", ressaltou Romeu Zema. | ||||
| ||||
“Nós discutimos vários pontos da reforma tributária para garantir que nossos estados não sejam afetados negativamente. É fundamental que os estados não arquem sozinhos com os custos que, em nossa visão, deveriam ser de responsabilidade da União. É importante lembrar que essa proposta de simplificação foi feita pelo próprio Governo Federal e é vista de forma positiva por nós”, afirmou o governador.
O secretário de Estado de Fazenda, Luiz Cláudio Gomes, explicou que o tema foi debatido visando um conjunto de emendas para sugerir ao Senado.
“No que diz respeito à dívida pública, nesta edição do Cosud, nós discutimos o estoque da dívida em relação ao projeto do senador Pacheco. Temos a expectativa de que esse projeto será a grande mudança da década no recálculo da dívida pública dos estados e da União”, destacou o secretário.
Na sequência, o governador Romeu Zema reiterou que Minas Gerais continua a apoiar essa iniciativa.
"Além disso, o Conselho dos Secretários de Fazenda também fez várias propostas que respaldamos. Queremos que os estados, especialmente Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás, que hoje enfrentam grandes dificuldades, tenham condições de pagar suas dívidas", pontuou.
"Reconhecemos essas dívidas, mas acreditamos que elas precisam ser quitadas sem comprometer áreas essenciais, como a saúde, a merenda escolar e o pagamento do funcionalismo público, evitando assim as dificuldades que já enfrentamos no passado”, acrescentou o governador de Minas.

Meio ambiente
O bioma Mata Atlântica foi o principal tema abordado na reunião com os secretários de Estado de Meio Ambiente. Dentre as propostas, estão o compartilhamento de dados e a criação de um fundo de investimento para mitigar desastres ambientais.
“Além da Mata Atlântica, nós discutimos a importância da Defesa Civil, considerando os eventos climáticos extremos que temos presenciado, como o ocorrido recentemente no Rio Grande do Sul. Ressaltamos a necessidade de uma resposta rápida em situações como essa e debatemos a possível criação de um fundo de contingência. Esse fundo serviria não apenas para a resposta humanitária imediata, mas também para garantir que haja recursos disponíveis para ações emergenciais”, explicou o governador Romeu Zema.
A secretária de Estado de Meio Ambiente (Semad), Marília Melo, explicou sobre as ações já adotadas em Minas para mitigar o desmatamento e a preservação do bioma.
“Em relação ao Tratado da Mata Atlântica, definido no encontro do Cosud no estado de São Paulo, nós já estamos implementando e já atingimos 18% da meta estabelecida para Minas Gerais. Também definimos um trabalho de fiscalização conjunta no bioma, focado no combate ao desmatamento ilegal, que é hoje um grande problema na Mata Atlântica”, afirmou.
Além disso, em parceria com a Defesa Civil, foi discutida a quetão da adaptação às mudanças climáticas, com ênfase na integração de dados e no monitoramento hidrometeorológico entre todos os estados.
"As bacias hidrográficas integradas exigem essa colaboração. Também estamos apoiando os municípios na elaboração de seus planos de adaptação, e, em parceria com o governo francês, já estamos desenvolvendo planos para os municípios mais vulneráveis ao nosso índice de vulnerabilidade climática”, finalizou a secretária.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas