O governador Romeu Zema e a secretária de Estado de Desenvolvimento Social , Alê Portela, participaram da abertura do Diálogo Regional Y20 Minas Gerais, evento organizado por jovens, com participação de representantes governamentais e sociedade civil, nesta segunda-feira (15/7), em Belo Horizonte. O objetivo dessa edição é promover espaço de discussão e colaboração entre os participantes sobre transição energética.
No discurso, o governador relembrou alguns problemas enfrentados pelo estado, principalmente em relação ao rompimento da barragem de Mariana, em 2015, e comparou com a de Brumadinho, em 2019, que na época, a atual gestão do Governo de Minas , rapidamente buscou multar os responsáveis e acolher as vítimas.
“Quando aconteceu a tragédia de Mariana, nada foi feito pelo governo da época. No meu primeiro mês como governador, a barragem de Brumadinho se rompeu e prontamente aplicamos a maior multa da história de uma empresa privada no Brasil. Aprimoramos também a legislação 'Mar de Lama, nunca mais', com retirada e descaracterização de barragens a montante. É isso o que fazemos. Não somos como governos anteriores, que falavam muito e agiam pouco”, disse o governador.
O Acordo de Brumadinho foi assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) com a empresa Vale. A tragédia causou 272 mortes e globalmente o valor da indenização foi de R$ 37,6 bilhões.
Zema disse que desde o início da sua gestão, principalmente, em relação a geração de energia de 8 GW que o estado fornece. O chefe do Executivo salientou a importância de a transição energética estar sendo debatida no evento.
Diversificação da matriz energética
Minas Gerais tem desempenhado um papel proeminente no contexto da transição energética, demonstrando um compromisso sólido com a diversificação da matriz energética e o estímulo ao uso de fontes renováveis e sustentáveis de energia. Iniciativas como a Política Estadual de Transição Energética de Minas Gerais (Pete), o Race To Zero e a Política Estadual de Incentivo ao Uso da Energia Solar refletem o comprometimento em promover um futuro energético mais limpo e equitativo.
Minas Gerais tem investido em promover a diversificação da matriz energética do estado, em especial com o incentivo à produção e utilização de energia de fontes renováveis, limpas, considerando as especificidades e potencialidades de cada região sendo exemplo de liderança e inovação no setor energético.
Diálogo
A iniciativa visa criar uma carta de recomendações concretas e consensuais que reflitam as necessidades e prioridades das juventudes mineiras em relação à agenda da transição energética. Nessa edição, o tema é “Caminhos para a Transição Energética Justa". Durante o evento, serão realizados painéis com especialistas, grupos de trabalhos e workshops. A iniciativa ocorre nestas segunda e terça-feira (15 e 16/7), no BDMG, em Belo Horizonte.
“Estamos aqui falando de um futuro sustentável, responsável, tecnológico e inovador. Eventos como esse trazem responsabilidades para novas ideias que possam atingir outras pessoas e deixar nosso estado cada vez mais limpo e dedicado para ao meio ambiente”, finalizou o governador.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas