O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, participou, nesta segunda-feira (1/7), da inauguração do novo Parque Natural Municipal Cachoeira de Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O evento, que também contou com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , Marília Melo, reuniu moradores e autoridades.
| ||||
"Estou muito feliz por estar aqui comemorando esta etapa. Fico orgulhoso em saber que com a parceria do Governo de Minas , prefeitura de Sarzedo e Itaminas, conseguimos transformar o parque em realidade", afirmou Professor Mateus. | ||||
| ||||
A secretária Marília Melo salientou a importância de acompanhar de perto toda proposta de conservação e ter uma boa relação com empresas privadas em prol da sociedade.
“Temos uma responsabilidade muito grande e, infelizmente, no passado, várias unidades de conservação foram criadas sem a responsabilidade com os donos das áreas e a população. A nossa missão, proposta pelo governador Romeu Zema e vice-governador Professor Mateus, é fazer como fizemos aqui: buscar parcerias com outras entidades privadas para que possamos ampliar as unidades de conservação e dar à sociedade qualidade ambiental, qualidade de vida e lazer”, relatou.
Sobre o parque
O Parque Natural Municipal Cachoeira de Sarzedo é fruto de parceria público-privada entre a prefeitura do município e a mineradora Itaminas. Esta será a 73ª Unidade de Conservação de Proteção Integral do estado.
O projeto paisagístico é assinado por Pedro Nehring, um dos idealizadores do Jardim Botânico Inhotim.
Ponto importante é que o projeto vai recuperar ainda o potencial ambiental e turístico das ruínas da antiga usina hidrelétrica e do maciço da Cachoeira de Santa Rosa de Lima, que já foi o principal ponto turístico da cidade.
O investimento total será de R$ 22 milhões, feito pela empresa. A manutenção do parque será assumida pela Itaminas por um ano, com custo mensal de R$ 300 mil para segurança patrimonial, manutenções de jardins, controles administrativos e desenvolvimento de projetos de educação ambiental.
“Essa parceria com o Governo de Minas é uma celebração vitoriosa que permitiu que a gente fizesse esses investimentos. O parque é um legado impressionante, pois traz um espaço de lazer muito bom para a população e aumenta o turismo, gerando renda e emprego para Sarzedo. Além disso, o parque vai servir para estudos ambientais e pesquisas, para que possamos conhecer ainda mais o ecossistema local”, disse o presidente da Itaminas, Cristiano Paz.
Segundo o prefeito de Sarzedo, Marcelo Pinheiro, o parque vai mudar a história do município e a população será a maior beneficiada com essa construção. “Esse parque é uma alma para a cidade. Um lugar para exercitar cultura e história. Sarzedo vai ser uma cidade sustentável onde vamos ser exemplo de meio ambiente e preservação”, pontuou.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas