O Governo de Minas firmou, nesta terça-feira (4/6), um Memorando de Entendimento com a Embaixada da França no Brasil para colaboração mútua, visando à neutralidade de emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE), à adaptação e à resiliência do território mineiro frente às mudanças climáticas.
A cerimônia faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, idealizada pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), e reuniu, por parte do governo estadual, o governador Romeu Zema, o vice-governador Professor Mateus e a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) , Marília Melo.
O Estado vem intensificando, nos últimos anos, o desenvolvimento de ações referentes à agenda climática e conta com parceiros nacionais e internacionais para esse trabalho. Em continuidade às contribuições anteriores realizadas pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Minas Gerais retomou as tratativas de cooperação com o Governo da França no ano de 2022.
O governador Romeu Zema atribuiu ao acordo um avanço nas ações de resposta às mudanças climáticas. “Esta ação é importante pois o gestor público precisa estar minimamente preparado. Caso contrário, podemos ter consequências gravíssimas”.
| ||||
Zema complementou. "Diante das mudanças climáticas, cabe a nós caminharmos com precaução. Nesse ponto, acho que os mineiros têm uma vantagem. Sempre fomos comedidos e um povo que prezou pela cautela". | ||||
| ||||
“E vamos mostrar que esse estudo fará toda a diferença e que muitas ações serão tomadas aqui para prevenir desastres”, destacou o governador de Minas Gerais.
Para o vice-governador de Minas, Professor Mateus, também é importante a ação em conjunto com os municípios e Governo Federal no planejamento de ações estratégicas.
| ||||
"Nosso compromisso é avançar, um município de cada vez, na direção de termos planos de ação climática municipais. Isso é essencial para a resiliência das cidades em estratégias de adaptação que sejam efetivas e que possam poupar recursos e vidas", disse Professor Mateus. | ||||
| ||||
“Nós continuaremos fazendo a nossa parte para mitigação e para compensação enquanto política estadual e tentaremos conduzir, junto com os outros estados, o Governo Federal em um pouco mais de velocidade na estratégia nacional”, concluiu.
A nova parceria será formalizada sem transferência de recursos financeiros, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico sustentável do estado, alinhado ao compromisso assumido na campanha Race to Zero, rumo à neutralidade de emissões líquidas de gases de efeito estufa.
“Esse novo memorando assinado representa uma continuidade de um trabalho que se iniciou lá em 2012, culminando com o primeiro plano de ação climática no estado de Minas Gerais, em 2014”, contextualizou a secretária Marília Melo.
Ela explicou ainda que esses esforços foram ampliados nos últimos anos. “No resgate da política da mudança do clima pelo governador, em 2020, com a simbólica assinatura como primeiro estado subnacional da América Latina e Caribe, aderente à campanha Race to Zero, nós retomamos fortemente essa agenda, avançando em mais um passo importante para a implementação da política de mudança do clima, mas especialmente do nosso Plano de Ação Climática”.
Atualização do Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática
Ainda durante a cerimônia, ocorreu a atualização de outra ferramenta importante na agenda climática de Minas, que também foi implementada em parceria com a França: o Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática (IMVC), originalmente desenvolvido junto com a AFD.
A ferramenta calcula o grau de suscetibilidade aos efeitos adversos do clima, e serve de apoio aos municípios para o desenvolvimento de ações de baixo carbono e de adaptação territorial.
No ano de 2014, cerca de 52% municípios mineiros possuíam um grau alto, muito alto ou extremo de vulnerabilidade climática. Em 2024, esse número passou para 62% dos municípios mineiros.
Para a realidade de cada território, a plataforma leva em consideração fatores como indicadores de saneamento, renda per capita local e cobertura vegetal.
Parceria com a França
Desde novembro de 2023, a Semad conta com a colaboração de uma bolsista francesa para apoio na construção de agenda e ações climáticas mineiras locais, isto é, em nível municipal.
Essas ações visam ampliar a capacidade do Estado em lidar com os desafios climáticos e promover a sustentabilidade ambiental municipal, dentre as quais as oficinas Clima na Prática, a atualização do IMVC, as oficinas Mural do Clima e o desenvolvimento de um curso online para capacitação de gestores públicos municipais na agenda climática.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo