A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) , participou do Circuito Biogás nos Estados – Minas Gerais, nesta terça-feira (28/5), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
O evento, realizado pela Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) e pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig Bioenergia), pretende explorar as particularidades e oportunidades do biogás e do biometano em cada estado, para maximizar o aproveitamento de todo o seu potencial.
Por parte do Governo de Minas , o evento contou com a participação da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) , Marília Melo, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio. Ele enfatizou que ações como estas impulsionam a cadeia produtiva desse tipo de energia, que é um importante combustível para a indústria mineira e vai ao encontro da política de descarbonização do Estado.
“Estamos promovendo o desenvolvimento de importantes setores para a transição energética, como é o caso dos biogás e biometano, energia solar fotovoltaica e o próprio lítio, entre outros. Nosso foco é justamente desenvolver cada vez mais as políticas públicas voltadas à transição energética e à geração de empregos considerados verdes”, analisou Passalio.
O circuito contou, ainda, com painéis voltados para o tema, explicitando o cenário internacional e, também, as perspectivas para Minas Gerais.
“É importante ressaltar os atributos e vocação produtiva de cada unidade federativa. Minas Gerais é o maior produtor de biogás do país e tem potencial para crescer muito mais, motivo pelo qual foi um dos primeiros estados a ser prestigiado com o evento”, explica a presidente executiva da ABiogás, Renata Isfer.
Biogás e biometano em Minas Gerais
Minas Gerais se destaca como o estado com maior número de plantas de biogás no Brasil, com 341 plantas em operação. Em se tratando do biometano, o estado possui uma planta em operação e, de acordo com o levantamento realizado pela Abiogás, mais quatro novas plantas serão construídas nos próximos anos, resultando em mais de R$ 3 bilhões em investimentos.
Considerando toda sua capacidade energética, o estado mineiro tem potencial de produção de até 36 milhões de m³/dia.
Em termos de volume de biogás para fins energéticos, foi constatado que o estado de São Paulo concentra 38% da produção de biogás no Brasil, com (1,58 bilhão Nm³/ano), seguido pelos estados do Rio de Janeiro (565 milhões Nm³/ano), Paraná (461 milhões Nm³/ano) e Minas Gerais (425 milhões Nm³/ano).
Isso se deve à presença de grandes plantas de biogás no setor do saneamento, principalmente em aterros sanitários no Rio de Janeiro e ao alto número de plantas instaladas no setor agropecuário em Minas Gerais.
G20 e Transição Energética
O tema também está sendo abordado no “Grupo de Trabalho (GT) de Transições Energéticas” do G20, evento promovido pelo Ministério de Minas Energia no Minascentro, em Belo Horizonte, até esta quinta-feira (29/5).
O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, enalteceu os avanços do estado na produção de energia fotovoltaica, etanol e outros elementos essenciais para a transição energética durante a abertura do evento , na segunda-feira (27/5), no Minascentro.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo