A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) inaugurou uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) no município de Sarzedo, nesta quinta-feira (2/5). Essa é a primeira UAI inaugurada por meio do programa UAI Compartilha na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma parceria entre a Seplag-MG e a Câmara Municipal de Sarzedo.
Minas Gerais passa a contar agora com 44 UAIs, e a unidade Sarzedo irá garantir que mais de 309 mil pessoas tenham acesso a serviços públicos em uma central de atendimento, beneficiando, além do próprio município, outras seis cidades vizinhas: Bonfim, Brumadinho, Ibirité, Mario Campos, Rio Manso e São Joaquim de Bicas. A expectativa é que sejam realizados aproximadamente 48 mil atendimentos por ano.
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, destacou que as UAIs têm sido uma prioridade para o Governo de Minas . “Essas unidades levam cidadania para cada lugar onde são implantadas, tendo por diretriz básica o respeito ao cidadão. Elas facilitam o acesso aos serviços públicos, com comodidade e eficiência no atendimento”.
As UAIs reúnem em um mesmo local diversos serviços, como emissão de documentos, recuperação de acesso GOV.BR, recadastramento de servidores inativos e atestado de antecedentes criminais. Confira a lista completa de serviços .
“Essa UAI é um ganho enorme para a população. A unidade está em um lugar ideal, mais perto, vai ser muito bom não ter a necessidade de se deslocar daqui até outra cidade, no Barreiro, em Belo Horizonte, por exemplo”, diz Célia Regina Silva Alves Vieira, moradora de Sarzedo.
A vereadora Daniela Cristina Teixeira Salles, presidente da Câmara Municipal de Sarzedo, comemora a parceria com o Estado. “Essa UAI vai possibilitar uma economia de tempo e recurso financeiro aos cidadãos. Sarzedo avança significativamente, beneficiando diretamente a comunidade e é gratificante fazer parte deste processo”.
UAI Compartilha
O programa UAI Compartilha, lançado em 2019, já inaugurou UAIs em Leopoldina, Três Corações, Itajubá, Senhora dos Remédios, Campo Florido, Engenheiro Navarro, Araxá, Cássia, Aeroporto de Confins, Ouro Verde de Minas e Felício dos Santos, na última sexta-feira (26/4).
A Seplag-MG possui convênios com outros 38 municípios para a implantação do programa, além de 19 peticionamentos ativos. Cada convênio tem vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 16° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 26°
Parcialmente nublado