O Governo de Minas assinou, na segunda-feira (8/4), convênio para implantação de Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Camanducaia, no Sul de Minas. A unidade será implementada por meio do programa UAI Compartilha, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , e irá reunir diversos serviços públicos em um único espaço.
O convênio foi assinado entre a Seplag-MG e a Câmara Municipal de Camanducaia. A UAI irá beneficiar uma população de mais de 89 mil pessoas, atendendo o município e outras cinco cidades da região: Cambuí, Itapeva, Munhoz, Toledo e Senador Amaral.
A estimativa é que a UAI realize cerca de 4 mil atendimentos por mês, disponibilizando serviços como emissão de documentos, recuperação de acesso GOV.BR, serviços de trânsito, entre outros.
“Trabalhar em parceria com os municípios para aprimorar o atendimento ao cidadão é uma diretriz do Governo de Minas. Abrir uma nova UAI significa o Estado estar mais próximo do cidadão, garantindo acesso aos serviços públicos de maneira simples, rápida e com qualidade”, afirma o assessor organizacional da Diretoria Central de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado, Roberth Ramiro.
Próximos passos
A partir da assinatura do convênio, a Seplag-MG irá acompanhar e orientar todo o processo de implantação da unidade. Já o município irá viabilizar a estrutura e a operação da UAI, como a contratação de pessoal, as adaptações do espaço e a aquisição de equipamentos.
A unidade irá funcionar em um imóvel próprio do Estado, localizado no Centro de Camanducaia, que será cedido para o município. O local já foi vinculado à Secretaria de Estado de Fazenda e, com o atendimento virtual em implementação pela pasta, estava pouco utilizado.
“As tratativas entre a Seplag-MG e a câmara para assinatura do convênio começaram em 2023. Nossas expectativas são as melhores, no sentido de levar para a população as centenas de serviços oferecidos pela UAI”, celebra o presidente da Câmara de Camanducaia, Sérgio Onofre.
UAI Compartilha
O UAI Compartilha é uma iniciativa do Minas Atende, lançado pela Seplag-MG em 2019 para simplificar, agilizar e modernizar a prestação de serviços.
Já foram inauguradas dez unidades do programa, e a Seplag-MG possui, ainda, convênios com outros 17 municípios. Os municípios interessados em implantar uma unidade devem realizar o peticionamento eletrônico por meio do Sistema Eletrônico de Informações.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 16° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 26°
Parcialmente nublado