O Governo de Minas apresentou suas experiências no financiamento de ações de combate às mudanças climáticas, nesta segunda-feira (4/12), em Dubai, nos Emirados Árabes.
No sexto dia de atividades da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), o Consórcio Brasil Verde promoveu este encontro, comandado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e com participação na mesa no pavilhão Brasil também do vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha Gonçalves, e o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck.
“Pudemos ver bons exemplos de estratégias de fundos públicos e também de captação privada, como o caso do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) , com mais de US$ 700 milhões de dólares já arrecadados e distribuídos e outro US$ 1 bilhão a ser distribuído do Banco de Desenvolvimento Europeu e do banco dos BRICs”, destacou o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus.
O BDMG apoia os setores público e privado, disponibilizando crédito para empresas de todos os portes e setores, prefeituras e concessionárias de serviços públicos municipais. O banco é o estruturador oficial do Estado em operações de concessão comum e em modelos de Parcerias Público-Privadas (PPPs).
Mais força para os estados
Em seguida, o vice-governador mineiro e a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , Marilia Melo, estiveram com o governador capixaba em uma conversa com o secretário da Agência de Recursos Naturais da Califórnia (EUA), Wade Crowfoot, já traçando estratégias de fortalecimento dos entes subnacionais para as próximas edições da COP, em especial a COP30, que será sediada por Belém (PA), em 2025. “É importante aproximar o Consórcio Brasil Verde com seus 21 estados brasileiros e a associação de 25 estados americanos pelo clima, uma junção que pode resultar em uma participação mais ativa dos subnacionais na COP nos próximos anos”, ressaltou.
O Consórcio Brasil Verde surgiu em 2021, durante a COP26, em Glasgow, na Escócia, fruto da iniciativa dos Governadores pelo Clima.
Esse grupo surgiu em 2019, quando o Governo Federal demonstrou interesse retirar o Brasil do Acordo de Paris.
Após reuniões em que demonstraram engajamento em cumprir as metas, os chefes dos Executivos dos estados criaram o Consórcio Verde Brasil, ratificado pelo governador Romeu Zema, por meio da Lei nº 24.483, de 4/10/23, que legitimou o Protocolo de Intenções do Consórcio Interestadual sobre o Clima – Consórcio Brasil Verde.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo