O governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus participaram, nesta sexta-feira (20/10), do segundo dia de atividades da 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado na cidade de São Paulo. Os chefes do Executivo dos sete estados que compõem o consórcio participaram dos Grupos de Trabalho (GTs) de Segurança Pública e Meio Ambiente, que estão debatendo medidas integradas para as áreas de Segurança Pública e Meio Ambiente. As pactuações serão apresentadas na tradicional carta de intenções, ao fim do encontro.
Esta edição do Cosud tem como pauta principal o desenvolvimento do Tratado da Mata Atlântica e a criação de corredores ecológicos regionais, além do enfrentamento ao desmatamento ilegal e ações que auxiliam nos objetivos de descarbonização Sul e Sudeste. Outro mote é o reforço da segurança pública no combate ao crime organizado, tomando medidas como o compartilhamento de estratégias, tecnologias, metodologias e informações que deram certo em cada estado.
Vale lembrar que, além destes, outros grupos temáticos estão discutindo e formatando ações conjuntas. Além dos mencionados, estão sendo trabalhadas as seguintes áreas: Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Fazenda, Planejamento e Previdência; Saúde; Cultura; Turismo; Educação; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura, Logística e Transportes; Meio Ambiente; Agricultura e Pecuária; Desburocratização Inovação e Tecnologia; Transparência, Controladoria e Ouvidoria; Esportes; Juventude; Políticas para a Mulher; Governança do Cosud; Habitação; Instituições de Fomento; Defesa Civil; e Procuradoria-Geral do Estado.

Gil Leonardi / Imprensa MG
Segurança Pública
O primeiro GT que contou com a participação dos governadores foi o de Segurança Pública. Na oportunidade, os representantes dos estados fizeram uma apresentação mostrando ações que poderão ser implementadas pelas forças de segurança para fortalecer o combate ao crime organizado.
“Na segurança pública, houve uma definição de que faremos uma luta em prol de mudanças na legislação para que possamos combater com mais eficácia o crime organizado. Mesmo os estados do Sul e do Sudeste estando entre os mais seguros do país, nós queremos muito mais. E o crime organizado vai ter, a partir de agora, muito mais trabalho, porque estaremos atuando em conjunto, de maneira coordenada, para combatê-los”, disse o governador Romeu Zema.
Representando o Governo de Minas no grupo de trabalho, o secretário adjunto de Estado de Segurança Pública , coronel Edgard Estevo, ressaltou que o objetivo das forças é construir uma segurança pública de qualidade, pois, sem isso, não é possível garantir saúde, educação e desenvolvimento econômico.
“Por isso, é uma pauta essencial para todos os estados. O GT está discutindo assuntos importantes, como integração e compartilhamento de dados e a formação de um gabinete integrado que possa reunir uma governança colegiada de segurança pública para todos esses estados”, disse.
“A partir do momento que construirmos esse gabinete integrado, e com o compartilhamento de todos os estados, informações importantes passarão a ser colocadas à disposição de cada uma das forças de segurança, apoiando o trabalho de inteligência e facilitando as operações de combate ao crime”, acrescentou Estevo.
Meio Ambiente
Dentre as pautas discutidas por este outro grupo que teve a presença dos governadores, a principal é o desenvolvimento de um programa de plantação de árvores nos estados, com o objetivo de alcançar um bilhão de mudas plantadas nas sete unidades federativas nos próximos dez anos.
Para o vice-governador Professor Mateus, a ação contribui para a preservação da Mata Atlântica. “A meta é garantir o plantio de cem milhões de árvores nos sete estados ao longo do mandato dos atuais governadores, e também o compromisso de, com isso, formar corredores verdes para que a gente tenha também uma recuperação da fauna e da flora", destacou.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , Marília de Melo, reforçou a importância da criação de um corredor ecológico de Mata Atlântica entre os estados Sul e Sudeste, o que passa por um processo de restauração florestal, plantio de mudas e outras ações.
“A segunda linha de atuação é o controle para garantir a manutenção e continuidade desse grande mosaico de conservação da Mata Atlântica, e isso passa por imagens de satélite que os estados já usam, aprimoramento e tecnologias de monitoramento da cobertura vegetal”, explicou.
As medidas já desenvolvidas por Minas Gerais também foram destacadas pela secretária como forma de contribuição para o programa.

“Nós temos ações e projetos nessa linha de restauração florestal, de conservação. Inclusive, está na nossa meta uma recuperação e conservação de 20 mil hectares por ano. Desta forma, as nossas ações que já estão em execução são agregadas a essa meta, mas a gente busca aprimorar e também crescer em relação às áreas conservadas no nosso estado”, finalizou.
Ordem do Ipiranga
Ainda nesta sexta-feira, o governador Romeu Zema foi condecorado com a medalha da Ordem do Ipiranga - Grã-Cruz, a maior honraria de São Paulo, que reconhece personalidades que tenham contribuído com o desenvolvimento do estado.
Os outros quatro governadores presentes na cerimônia também foram contemplados: Eduardo Leite (RS), Cláudio Castro (RJ), Renato Casagrande (ES) e Ratinho Junior (PR).
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo