Cães e gatos em situação de vulnerabilidade em Minas Gerais receberam mais proteção do Estado nesta terça-feira (10/10). Em solenidade simbólica na Cidade Administrativa, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) , repassou cerca de R$ 2 milhões a 15 municípios contemplados nos editais dos programas estaduais de Resgate e de Esterilização de animais. Os recursos são referentes à aquisição de veículos para ações que resgatam cachorros e gatos abandonados, e para castração e identificação de cerca de sete mil animais.
Pelo programa Estadual de Resgate Animal, foram selecionados 12 municípios que receberam, cada um, o valor de R$ 117.492 para a aquisição de veículos a serem utilizados nas ações de resgate de cães e gatos domésticos, vítimas de maus-tratos, abandonados ou em situação de vulnerabilidade. Os municípios contemplados são: Itamarandiba, Nova Serrana, Passa Tempo, Patos de Minas, Pompeu, Turmalina, Limeira do Oeste, Novo Oriente de Minas, São João Evangelista, Guimarânia, Lagoa Santa e Dores do Indaiá.
Já o edital do Programa Estadual de Esterilização de Animais teve como objeto a seleção de municípios interessados em realizar serviço de esterilização cirúrgica de cães e gatos errantes, animais da população de baixa renda e tutelados por entidades de proteção animal e protetores. Foram selecionados os municípios de Patos de Minas, que recebeu R$ 350 mil; São Gotardo, que recebeu R$ 100 mil; e Capitólio, que obteve a quantia de R$ 45 mil. Os recursos visam à intervenção cirúrgica em aproximadamente 5% dos animais dos municípios.

De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, em relação à gestão da fauna doméstica em situação de vulnerabilidade, a legislação traz a competência primária aos municípios, mas também traz para o Estado o papel de fomentar e ajudá-los com políticas públicas. “Alavancamos muito a política de fauna doméstica no estado, especialmente com o trabalho de controle populacional, por meio das esterilizações. Também apoiamos o poder público municipal nos resgates desses animais. É fundamental essa parceria para avançarmos no bem-estar e na qualidade de vida de cães e gatos em Minas”, diz.
A solenidade de entrega simbólica dos valores contou com a presença da secretária Marilia Melo; do subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco; prefeitos, representantes dos municípios e parlamentares.
Critérios
As seleções ocorreram por meio dos editais 03/2023 e 06/2022, respectivamente. Os critérios consideram a população de cães e gatos em situação de vulnerabilidade em cada localidade e a adesão dos municípios à sua competência primária na gestão da fauna, como ser atuante em programas já desenvolvidos pelo Estado e incluídos no Cadastro Estadual de Entidades de Proteção Animal e de Protetores da Semad. O valor total para os dois programas é de R$ 2 milhões.
Ciclo completo
Além das ações de Resgate e de Esterilização de animais, a gestão da fauna em Minas Gerais conta, atualmente, com os programas estaduais Conheça Seu Amigo, que consiste na entrega pelo Estado de microchips de identificação animal; de Educação Ambiental e Humanitária Jovens Mineiros Sustentáveis, com foco na conscientização da sociedade sobre a importância da proteção, da identificação e do controle populacional, e importância da adoção, e o combate ao abandono e maus-tratos de animais.
Recentemente, foi lançado o Programa Estadual de Saúde Básica Animal, que prevê a realização, pelo Estado, por meio de prestadores de serviço, de atendimento itinerante médico-veterinário básico aos animais de rua tutelados por entidades de proteção animal e protetores individuais, incluídos no Cadastro Estadual de Entidades de Proteção Animal e Protetores independentes, e animais da população de baixa renda.
“A gestão da fauna doméstica em Minas Gerais realiza um ciclo completo do trabalho de proteção e cuidados com os cães e gatos em vulnerabilidade. Em breve, estaremos fazendo o credenciamento do primeiro atendimento de Unidade Básica Itinerante Animal. Minas Gerais é vanguardista desse processo de gestão”, comenta o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco.
Benefícios
A parceria entre o Estado e os municípios é destacada por autoridades municipais como de extrema importância para os trabalhos realizados de forma local referentes à fauna. De acordo com o prefeito de Capitólio, Cristiano Silva, o apoio estadual contribui para que as ações se tornem mais efetivas. “Tudo isso vem para agregar no trabalho feito no município. As esterilizações ajudam no controle populacional e nos dão o suporte para que consigamos, através de outras ações, atender da melhor forma a população animal de Capitólio”.
Sandra Gomes, vice-prefeita de Patos de Minas, diz que com as políticas públicas municipais e com apoio do Estado, o município tem atendido, mensalmente, cerca de 150 animais para castração e recolhimento. “Estamos cada vez mais aplicando políticas públicas que promovam a segurança e a proteção da população canina e felina”, afirma.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 11° Máx. 19°
Mín. 14° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo