Sábado, 27 de Junho de 2026
35 999513636
Meio Ambiente Meio Ambiente

Minas Gerais participa de capacitação para fortalecer regularização do uso de água no Brasil

Oficina foi promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e envolveu profissionais de 12 estados

11/08/2023 18h51
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Igam / Divulgação
Igam / Divulgação

A equipe técnica do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) uniu-se a outros profissionais de 12 estados brasileiros para aprimorar a gestão hídrica no país. Durante três dias, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) promoveu uma oficina de capacitação em Regulação dos Usos de Recursos Hídricos, com o objetivo de fomentar a troca de conhecimentos entre gestores estaduais e simplificar a regularização do uso de água no Brasil. A ação pretende fortalecer as competências dos especialistas envolvidos nos processos de concessão de direitos de uso de recursos hídricos. 

Gestores da Gerência de Regulação de Usos de Recursos Hídricos (Gerur) e da Unidade Regional de Gestão das Águas Noroeste de Minas (Urga Nor), pertencentes ao Igam, estiveram presentes nas oficinas, que ocorreram em Brasília. O coordenador da Urga Nor, Ciro Leonardo Coelho, considerou a capacitação um aperfeiçoamento na operação dos sistemas nacionais de regulação dos recursos hídricos. 

Atualmente, Minas Gerais não possui um sistema de análise de outorga e atua com planilhas; o Sistema Integrado de Informação Ambiental (SIAM), para análise; e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), para a formalização dos pedidos. "É fundamental essa troca porque estamos nos capacitando para utilizar o sistema nacional ou para termos algum sistema semelhante. Também é uma troca de conhecimento com outros órgãos estaduais, na qual foi possível conhecer características, semelhanças e diferenças de gestão de cada estado", ressaltou Coelho. 

Sistemas 

Durante o evento, foi apresentada de forma prática a aplicação do Sistema Federal de Regulação de Uso (Regla), do Sistema de Suporte à Decisão de Outorga (SSDO) e do Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (CNARH). Para ilustrar essas aplicações, foram exploradas solicitações reais de outorgas recebidas pelos estados. O evento possibilitou o esclarecimento de dúvidas específicas, orientações sobre os procedimentos de outorga de uso de recursos hídricos praticados pela ANA, bem como o compartilhamento das práticas de gestão dos recursos hídricos em rios de jurisdição federal, que abrangem esferas interestaduais e transfronteiriças. 

Ciro Leonardo Coelho destaca que, no Noroeste de Minas, desde 2021, com o novo marco regulatório do uso das águas superficiais da bacia hidrográfica do Rio São Marcos, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, é usado o sistema federal Regla. Ele é utilizado nas análises de outorgas em casos de conflitos entre irrigantes e a usina hidrelétrica Batalha, localizada na divisa de Minas com Goiás. 

Uso Racional 

A abertura da capacitação ocorreu em 9/8, com a presença do diretor da ANA, Maurício Abijaodi, que ressaltou o valor do evento como um impulso para a transformação digital e a mudança de mentalidade. "Nossas ações relacionadas à outorga seguem a lógica de compartilhar responsabilidades e competências. E entender que a ANA não é o órgão responsável por garantir que os usuários atendam ao que está definido nas outorgas, mas que a própria bacia e os usuários sejam responsáveis pelo uso racional dos recursos hídricos." 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias