A fim de contribuir para a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis, a equipe socioambiental da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) realizou, nesta quinta-feira (22/6), uma palestra sobre saneamento e preservação ambiental para 130 estudantes das turmas do 5º ano da Escola Municipal Cárita Bella de Barros Alves, em Campo Florido.
“Falamos sobre como é feito o tratamento da água no município, ressaltamos a relação entre recursos hídricos, meio ambiente e a vida no planeta, e como cada pessoa pode fazer sua parte nos cuidados com a natureza e no consumo consciente da água”, pontuou Adilson Maia, representante da Copasa.
Também foi explicado como o saneamento básico contribui para a melhoria da saúde da população, favorece a atração de investimentos privados para o município, valoriza o potencial turístico local e possibilita a preservação e recuperação da fauna e da flora.
A apresentação foi um atendimento à solicitação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “É de grande importância trazer essas informações, já que as pessoas nem sempre têm esse conhecimento. Ações como essas ajudam as informações a serem multiplicadas lá fora, e assim conseguimos propagar ideias. Através das crianças, que ficaram maravilhadas, esse conteúdo será repassado aos pais e outros familiares. Agradeço a toda a equipe por vir até o município e trazer um tema cheio de tanta riqueza”, destacou a titular da pasta, Katiuce Aparecida da Silva Morais.
Para os professores, a apresentação contribui com o aprendizado dos alunos, que já participam do projeto “Jovens Mineiros Sustentáveis", uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) que, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais, promove parcerias com as prefeituras municipais para capacitar educadores no tema “educação ambiental” e formar estudantes conscientes quanto à utilização dos recursos naturais.
Segundo Alessandra Margaret Feliciano, vice-diretora da instituição de ensino, a educação é, sem dúvida, a melhor forma para se criar um cidadão crítico, responsável e consciente. “Essa certeza se concretiza a cada atividade realizada por meio do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, e a palestra de hoje (22/6) proporcionou aos alunos e professores dos 5° anos momentos de grande aprendizado ao falar da importância da água em nossas vidas, trouxe métodos de preservação e ações positivas que garantam um uso sustentável da água em nosso planeta”, pontuou Alessandra.
Ainda segundo a educadora, esse tipo de atividade favorece um futuro mais verde. “Ter uma visão interdisciplinar da educação ambiental contribui para que as crianças passem a ser agentes ativos e se tornem cidadãos que entendem e valorizam a natureza, conscientes sobre as suas responsabilidades e o seu papel na sociedade para a preservação dos recursos naturais”, concluiu.
Programa Chuá
As apresentações nas escolas fazem parte do Programa Chuá, desenvolvido há mais de 30 anos na Copasa. Consiste em ampliar a consciência ambiental dos alunos e formar cidadãos comprometidos com os valores ecológicos por meio das práticas de educação ambiental.
Agenda ESG e ODS
O programa integra a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.
Também está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. No caso, o Chuá Socioambiental está alinhado ao ODS 6 – Água e Saneamento, que tem entre suas metas assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento.
O trabalho da Copasa vai além do tratamento da água e do esgoto. Para garantir o acesso aos recursos naturais às gerações atuais e futuras, seu empenho começa com a conscientização. Por meio do diálogo com as crianças e adolescentes que amanhã serão o futuro, a empresa planta hoje as sementes da sustentabilidade.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado