O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) promoveu, em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE) , um curso de capacitação direcionado aos servidores que atuam nos processos de outorga e cobrança pelo uso da água e aos membros do Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (CGIRC) do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). A capacitação foi realizada nos dias 11 e 12/6, na Fundação João Pinheiro (FJP) .
O treinamento teve como objetivo capacitar servidores das Unidades Regionais de Gestão das Águas (Urgas), bem como outros servidores da instituição, a fim de formar multiplicadores da metodologia de gestão de riscos em suas respectivas áreas de atuação.
Participaram membros da diretoria do Igam e servidores das dez Urgas, que atuarão como multiplicadores em suas respectivas regionais. Também participaram membros do CGIRC, responsáveis pelo monitoramento da execução do Plano de Integridade e pela elaboração da Política de Gestão de Riscos do Sisema.
Para o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, a realização do curso foi de grande importância para o aprimoramento dos processos da entidade e para a tomada de decisões. “O momento foi muito importante para a equipe do Igam, porque possibilitou o conhecimento sobre a política de gerenciamento de risco e capacitou os servidores para iniciar avaliação de riscos dos processos de outorga e de reavaliação dos riscos do processo de cobrança pelo uso de recursos hídricos. Esses são processos extremamente relevantes para o Igam e o trabalho de gerenciamento de risco vai permitir ainda mais o aprimoramento, a transparência e a integridade dos processos”, ressaltou.
O superintendente Central de Auditoria em Gestão de Riscos e de Programas da CGE, Armando Noé, que conduziu a capacitação, apresentou conteúdos teóricos e propôs atividades práticas nas quais os participantes puderam aplicar a teoria diretamente em seus processos de trabalho. Durante as atividades, foi possível compreender melhor a metodologia, dirimir dúvidas e refletir sobre os riscos associados aos processos, bem como sobre a efetividade dos controles existentes.
A controladora Seccional do Igam, Michelle Calazans, destacou que ao identificar os riscos é possível realizar ações para mitigá-los e, desse modo, aumentam-se as chances de a instituição alcançar seus objetivos. “Além disso, permite saber em quais pontos do processo será necessário alocar recursos para aprimorar os controles associados aos riscos”, disse.
O curso constitui-se como atividade introdutória para um trabalho de gestão de riscos dos processos de outorgas e para revisão da matriz de riscos dos processos de cobrança, que está sendo conduzido pela Controladoria Seccional do Igam. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados até dezembro deste ano.
Plano de Integridade do Sisema
O Plano de Integridade do Sisema contempla oito eixos temáticos: Gestão de Pessoas; Transparência; Gestão do Conhecimento e da Informação; Gestão de Riscos; Regularização Ambiental; Fiscalização Ambiental; Órgãos Colegiados e Sustentabilidade. Juntos, esses eixos abrangem 114 ações a serem desenvolvidas pelas instituições que fazem parte do Sisema.
Para cumprimento do decreto estadual e elaboração do plano de integridade foi publicada a Resolução Conjunta Semad/Feam/Igam/IEF, nº 2.790, em 3/4/2019, que instituiu um grupo de trabalho composto por servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) , da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) , do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Igam. Foram quase 16 meses de trabalho, com diversas reuniões realizadas entre várias equipes técnicas e abertura para participação dos servidores.
A revisão da primeira edição do Plano de Integridade do Sisema foi aprovada recentemente pela Resolução Conjunta Semad/Feam/IEF/Igam Nº 3.231/ 2023.
Clique aqui e conheça o Plano de Integridade do Sisema na íntegra!
Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controle (CGIRC)
O Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controle (CGIRC), instituído pela Resolução Conjunta Semad/Feam/IEF/Igam Nº 3.055/ 2021, tem por atribuições supervisionar, orientar e monitorar estruturas, sistemas, fluxos e processos de governança, integridade, gestão de riscos e controles da Semad, Feam, IEF e Igam.
O Comitê é responsável por tutelar a implementação efetiva do Plano de Integridade do Sisema, bem como sua supervisão, monitoramento, revisão e atualização. Também é responsável por disseminar boas práticas de gestão de riscos e controles internos e promover ações contínuas de formação e sensibilização dos servidores públicos do Sisema e das respectivas unidades administrativas regionais.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado