O Governo de Minas iniciou, na última quarta-feira (26/4), o pagamento referente ao 4º trimestre de 2022 do Programa Bolsa Reciclagem. O repasse de R$ 1.338.210,22 será destinado a 76 associações e cooperativas de catadores de material reciclável inscritas no programa, beneficiando 1.454 trabalhadores do setor. Com o pagamento, o Estado registra o maior investimento anual do programa, desde sua criação, em 2012, destinando R$ 5.152.384,64 aos catadores mineiros referentes ao último ano.
No total, foram repassados ao Bolsa Reciclagem R$ 18.211.174,97, desde sua retomada em 2019. O benefício foi interrompido em 2017 e havia acumulado um passivo de R$ 4,5 milhões em débitos pendentes herdados da administração anterior do Estado. O valor foi também quitado pela atual gestão. Hoje em dia, o programa conta com 171 associações e cooperativas cadastradas em 144 municípios mineiros.
O Bolsa Reciclagem é uma iniciativa pioneira no Brasil de pagamento por serviços ambientais para o desenvolvimento sustentável e, especialmente, para benefício da gestão de resíduos sólidos, além da melhoria das condições sociais e econômicas das pessoas que trabalham com a coleta seletiva no estado.

“A valorização dos catadores sempre foi um compromisso do nosso governo. Desde o primeiro momento, em 2019, sabíamos da importância de colocar o Bolsa Reciclagem em dia, como forma de valorizar o serviço prestado pelos catadores. Mesmo durante a pandemia, reunimos esforços para manter os pagamentos, pois sabíamos da importância desse dinheiro para eles, principalmente naquele momento tão crítico”, salienta o governador Romeu Zema.
Serviços ambientais
Levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) , responsável pela gestão do Programa Bolsa Reciclagem no Estado, por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), aponta que, em 2022, deixaram de ser encaminhados a aterros sanitários do estado, devido ao trabalho de coleta realizado pelas associações e cooperativas de catadores de material reciclável nos centros urbanos de Minas:
“O ano de 2022 pode ser declarado como o ano do Programa Bolsa Reciclagem. Já no início do ano foram pagos mais de R$ 2 milhões, referentes ao terceiro e quarto trimestres de 2021, regularizando completamente o sistema de pagamento do programa e demonstrando todo o empenho que o governador Romeu Zema tem com a causa dos catadores de resíduos sólidos urbanos”, afirma a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.
Fundador e atual presidente da Associação dos Catadores e Recicladores de Uberlândia (Acru), Alessandro Inácio Pereira, trabalha como catador de materiais recicláveis há 10 anos e explica a importância da regularidade no pagamento do benefício. “É de extrema relevância, porque em algumas épocas do ano a queda de material é brusca e a bolsa agrega muito”, diz. “Ajuda a equilibrar as contas, colocar pagamentos do galpão em dia, e ainda investir na manutenção de equipamentos da associação”, acrescenta Alessandro.
Reparação ambiental
O mais recente pagamento do programa, iniciado nesta semana, finaliza a execução do recurso especial destinado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio do acordo judicial firmado em agosto de 2021, com a Vale S. A. para reparação dos danos provocados pela tragédia de Brumadinho. Dos R$ 84,5 milhões pactuados para programas de saúde e assistência a pessoas e segmentos em situação de vulnerabilidade social, R$ 10 milhões foram destinados ao Bolsa Reciclagem.
“Seguimos investindo em reforços para garantir a operação regular do benefício, visto a grande contribuição que o pagamento por serviços ambientais urbanos traz para a sociedade, sendo uma das mais eficientes políticas públicas de gestão ambiental disponíveis, com vantagens não apenas sociais, mas também econômicas”, reforça o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.
Bolsa reciclagem em números
Criado em novembro de 2011, pela Lei Estadual 19.823/2011;
171 Associações e Cooperativas cadastradas em 144 municípios mineiros;
76 Associações e Cooperativas com a documentação em dia e, por isso, consideradas aptas a receber o repasse trimestral;
Cerca de 2.400 catadores beneficiados a cada repasse do programa, em média;
39 mil toneladas de resíduos: média de reciclagem anual;
Valor total repassado: R$18.211.174,97, desde a retomada do programa, em 2019.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado