No Dia Nacional da Escola, celebrado em 15/3, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lembra o importante papel da educação ambiental na formação de cidadãos conscientes e atentos à preservação dos recursos naturais. Por meio do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, a Semad atua na capacitação de professores da rede pública, promovendo cursos remotos em temas como consumo consciente e gestão sustentável de resíduos, entre outras formações. Ao todo, mais de 6 mil alunos já foram atendidos com as ações do programa, em 351 turmas, divididas em 207 escolas de 108 municípios mineiros.

O programa reúne um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária desenvolvido pela Semad, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari). As ações têm como objetivo capacitar educadores, disponibilizando cursos EaD gratuitos de educação ambiental, além de fornecer, aos alunos, atividades práticas de conscientização ambiental.
Em 2023, o Jovens Mineiros Sustentáveis registrou um aumento de 92% no número de municípios inscritos, se comparado ao quantitativo registrado em 2022. O programa mantém caráter contínuo e, a cada ano, será lançado novo edital para agregar novos municípios e ampliar o raio de atuação no estado.
Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marilia Melo, mais relevante ainda que os números são os resultados alcançados. “Prefeitos nos contam as mudanças que esta ação tem provocado nas crianças, nos professores e nas cidades. A educação ambiental propicia essa nova realidade de comportamento em várias esferas e esse é o nosso objetivo principal”, comentou.
Consumo consciente
Entre as ações práticas promovidas pelo programa, está o acompanhamento do consumo de água e de energia das residências dos alunos participantes, por meio de planilha específica. Nessa atividade, o professor faz o acompanhamento mensal das contas de água e de energia da residência dos alunos, incentivando a redução do consumo, por meio da adoção de práticas conscientes.
Os temas são abordados pelos professores nas aulas e nas atividades semanais, de forma transversal, estimulando também o engajamento das famílias. O consumo de água e energia das escolas inscritas também é acompanhando e usado como referência nas aulas práticas.
Formação
O material didático do programa é composto por Cadernos de Atividades do Professor, divididos em cinco módulos: Cidadania, Educação Humanitária, Consumo Consciente de Água, Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos e Consumo Consciente de Energia. Também é disponibilizado o Caderno de Apresentação no qual constam as principais informações sobre o projeto. Em 2023, foram incluídas atividades relacionadas à educação patrimonial e mudanças climáticas.
De acordo com o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, a atuação conjunta entre estado e municípios é fundamental para levar à população políticas públicas cada vez mais efetivas. “Ensinar por meio de práticas pedagógicas formais é essencial para criar novas mentalidade e formar gerações ambientalmente conscientes”, afirma.
Os municípios integrantes e a localização das escolas participantes do programa estão disponíveis na Plataforma de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídriccs (IDE-Sisema). Para saber mais, clique aqui e acesse a página oficial do programa.
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres
Meio Ambiente Minas Gerais leva agenda climática e oportunidades de investimento à London Climate Action Week 2026
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado