
Com apoio das Secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e de Educação (SEE) , foram assinados importantes convênios, nessa terça-feira (28/6), em Ouro Preto, na região Central, para a destinação de R$ 500 milhões a 11 Instituições de Ensino Superior (Ifes) do estado. A cidade histórica está contemplada e, a partir dos recursos, irá restaurar estruturas significativas do município.
A primeira instituição a receber verbas será a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), que foi contemplada com projetos na área da educação. Entre as iniciativas, o destaque é a contratação inicial de projetos de intervenção, com execução de obras para a revitalização e reestruturação do Cine Teatro Vila Rica. O valor a ser repassado será de R$ 16,5 milhões. Além disso, serão executadas intervenções emergenciais para recuperação do Palácio dos Governadores de Minas Gerais (Escola de Minas / Museu de Ciência e Técnica), na Praça Tiradentes, com recursos superiores a R$ 8,9 milhões.

Segundo a reitora, Cláudia Lima, esse investimento pode ser considerado o maior legado que sua equipe deixou para a Universidade e que é também uma luz no fim do túnel para essas importantes instalações que, ainda segundo ela, nunca receberam verbas desse tamanho.
Já o diretor da Escola de Minas, José Alberto Cocota, destaca que, além dos acordos já firmados para a recuperação da Escola de Minas, espera multiplicar a parceria com o Governo do Estado para possibilitar a ampliação das ações culturais e extensionistas do espaço.
Na proposta de intervenções da Ufop ainda estão previstas: a elaboração de plano integrado de ações educacionais, sanitárias e técnicas para o enfrentamento da covid-19 pela comunidade da Ufop no sistema educacional nos municípios de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, com valor superior a R$ 1,25 milhões; e uma proposta de sistema de tratamento das águas residuárias do Campus Morro do Cruzeiro, na cidade histórica, com recursos da ordem de R$ 2,48 milhões.
“Ouro Preto é a primeira cidade que receberá parte desses R$ 500 milhões disponibilizados pelo governador Romeu Zema, pois a ideia nasceu no município. Fico feliz pela pela sabedoria da reitora Cláudia escolher a restauração do Patrimônio Histórico da cidade para o uso desse dinheiro", ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Ele pontua, também, o momento importante para a cultura mundial, tendo em vista que o município é o primeiro declarado como Patrimônio Histórico do Brasil. "Ouro Preto, além de ter essa importância para o patrimônio, tem também para nossa identidade e para a ideia de brasilidade, por meio dos ideais da Independência, que completa 200 anos", completa.
Participaram do evento de assinatura dos convênios a secretária adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Milena Pedrosa, a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) , Marília Palhares, o presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) , Jefferson Fonseca, o prefeito de Ouro Preto Angelo Oswaldo, entre outras autoridades e convidados.
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
Turismo Governo de Minas e Cine Theatro Brasil lançam Avenida Cultural e transformam a Afonso Pena em grande corredor de arte, patrimônio e turismo de BH
Turismo Mais de R$ 1 bilhão em investimentos e cerca de cem projetos de vinícolas consolidam a Mantiqueira como nova fronteira do enoturismo brasileiro
Turismo Minas ganha 110 voos extras no inverno e impulsiona economia do turismo em todo o estado
Turismo Nova rota Ferrovia da Bocaina apoiada pela Emater-MG impulsiona turismo na Zona da Mata
Turismo Após parceria com Governo de Minas, Azul divulga horários da nova rota de voos para Diamantina Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas