Com cerca de 272 mil quilômetros de extensão, Minas Gerais possui a maior malha rodoviária no Brasil e, por isso, é um território estratégico para a logística nacional. No entanto, o segmento de transporte ainda é responsável por 12,8% das emissões totais de gases de efeito estufa no estado, e a queima de diesel responde por quase 50% das emissões do setor energético.
Diante desses desafios, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) , publicou dois guias para auxiliar os setores público e privado, oferecendo informações sobre planejamento, financiamento, incentivos e soluções aplicadas ao processo de descarbonização da logística e do transporte.
Publicadas no site da Sede-MG, as cartilhas Descarbonização da Logística: Um Roteiro para a Transição Energética em Minas Gerais – O Guia do Gestor Público Municipal e Descarbonização da Logística: Oportunidades para o Setor Logístico foram criadas também visando incrementar as informações técnicas, regulatórias e financeiras ligadas à mobilidade verde no estado.
“Aos gestores municipais, as cartilhas oferecem um norte para o planejamento de cidades mais sustentáveis e resilientes, alinhando as políticas locais às metas estaduais e atraindo investimentos verdes. Já para os empresários, esses guias indicam o caminho para uma operação mais limpa e eficiente, e também abrem portas para oportunidades de negócio e para o fortalecimento da competitividade”, afirma o superintendente de Política Minerária, Energética e Logística da Sede-MG, Raphael Evaristo.
As cartilhas reforçam o compromisso do Governo de Minas com a construção de uma economia de baixo carbono e detalham ações alinhadas às metas do Plano Estadual de Ação Climática (PLAC-MG) e ao compromisso internacional Race to Zero, iniciativa em que o estado foi o primeiro ente subnacional da América Latina a aderir.
Principais desafios e oportunidades
Além de apresentar um panorama da logística mineira, orientações e oportunidades para os municípios e as empresas no estado, os guias destacam os principais desafios para a transição energética no segmento de transporte.
O estado ainda enfrenta obstáculos, como o alto valor de compra de veículos elétricos, a baixa disponibilidade de infraestrutura de recarga, as dificuldades de acesso ao crédito e a predominância de frotas antigas operadas por transportadores autônomos.
Entre as soluções, as cartilhas apresentam linhas de financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) , como o BDMG Verde, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como o Fundo Clima.
Os documentos também destacam o papel estratégico da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) na viabilização da transição energética, especialmente na integração de hubs de recarga à rede elétrica e no desenvolvimento de soluções inovadoras por meio de programas como o Inova Cemig.
Os guias ainda disponibilizam referências de análise (benchmarking) em outras cidades brasileiras, modelos relacionados a concessões, parcerias público-privadas, micromobilidade e integração entre transporte coletivo e infraestrutura cicloviária.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro
Governo Fundação João Pinheiro publica edital de concurso público para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Mín. 12° Máx. 16°
Mín. 13° Máx. 14°
ChuvaMín. 14° Máx. 20°
Chuvas esparsas